FERNANDA NÚBIA ASSUME SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE BRASIL NOVO

A Técnica em Agropecuária, Fernanda Núbia Oliveira assume o desafio de gerir a pasta de Agricultura e Mineração (SEMAM) do Município a partir de segunda-feira (6/5). Ela se reúne com a equipe da Secretaria para fazer um levantamento inicial de como estão as demandas. Uma das solicitações do Prefeito, Alexandre Lunelli, para a nova secretária é colocar em dia os números da Secretaria. “Esta foi uma orientação do Prefeito, porque são feitas muitas coisas e é preciso ter dados para poder avaliar os resultados”, explicou. O prefeito Alexandre assinou o decreto com sua nomeação nesta segunda-feira.

Fernanda Núbia é moradora de Brasil Novo há 24 anos, mãe de dois filhos, formada pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal. Antes de assumir este novo desafio coordenava o Centro de Convivência do Idoso (CCI), ligado a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social. Durante seis anos trabalhou na Agropecuária Amigos do Campo. “Será um novo desafio retornar a atuar na minha área de formação Profissional”, observou.

Fernanda pretende realizar reuniões com as comunidades para fazer um levantamento sobre as demandas. Ela assume um bom legado deixado pelo secretário anterior, Joel Guerra, que solicitou ao prefeito a saída da pasta. Guerra como era conhecido vai deixar a Secretaria estruturada com várias máquinas e equipamentos obtidos através de emendas parlamentares como: 2 patrulha mecanizada, trilhadeira, colheitadeira, retroescavadeira, caminhão e automóvel. Alguns destes, ainda nem foram utilizados porque foram recebidos, no final do ano passado.

A nova secretária começa com várias ações em andamento como o viveiro funcionando e com uma produção de mudas em andamento, e um projeto de reestruturação encaminhado junto ao Governo do Estado, para torná-lo um modelo para a região. A Feira do Produtor reestruturada e funcionando, que rendeu um Prêmio do Sebrae, de Prefeito Empreendedor no ano de 2018.

Outra conquista da Secretaria foi o licenciamento através do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), em que Brasil Novo é um dos únicos municípios da região que possui este sistema com várias cadeias produtivas licenciadas como polpa de frutas, leites, queijo, abatedouro de aves e com novas cadeias em andamento como a produção de mel e de suínos.