AGENTES COMUNITÁRIOS VÃO AJUDAR MUNICÍPIO A COMBATER A EVASÃO ESCOLAR

A reunião mensal da Secretaria Municipal de Saúde com os Agentes Comunitários (ACS) contou com a presença da Secretaria de Educação e da Secretaria de Trabalho e Promoção Social (SEMUTS) através do CRAS. A participação das duas secretarias foi para pedir o apoio dos ACS para a realização do Programa de Busca Ativa da Unicef, em que o Município de Brasil Novo aderiu e que tem como meta reduzir os índices de crianças fora da escola e com defasagem entre idade e seriação.

A coordenadora do Programa no Município, Andreia Santana e a diretora de Ensino da SEMED, Jaqueline Bulsing conversaram com os agentes sobre esta parceria com a saúde onde existe eles podem ajudar identificando os casos de crianças fora da escola e também com defasagem em relação a série. A participação dos agentes será através de um aplicativo desenvolvido pela UNICEF, em que o trabalho deles é registrar as situações e tanto a SEMED e o CRAS, serão acionados através deste aplicativo para irem visitar as familias. Desta forma as Políticas Públicas vão poder chegar até estas pessoas e identificarem o problema e tentarem resolver para que as crianças voltem as aulas.

Conforme explicou Andreia, a criança pode não estar frequentando uma escola  por falta de condições, ou por problemas de saúde, como gravidez na adolescência, ou porque se mudou e não fez a matrícula. “A partir deste levantamento serão definidas as Políticas Públicas de Assistência Social, ou de saúde que irá garantir a matricula e a volta e a permanência. “Cumprindo estas ações de reduzir o índice de crianças fora da escola até 2021, o Município irá receber o Selo Unicef. A obtenção deste Selo abre portas para a Prefeitura receber financiamentos do BNDES que só são liberados se estiver em dia com as questões relacionadas a criança e adolescentes”, explicou Andreia.

Os ACS aproveitaram a ocasião para esclarecerem diversas dúvidas sobre bolsa família e os serviços prestados pelo CRAS. Com a diretora de Ensino, Jaqueline Bulsing, também foram várias perguntas principalmente sobre como proceder com estas crianças que estão fora da Escola.

Os ACS também receberam um conjunto de informações, da enfermeira Nelci Souza, sobre as agenda da Secretaria de Saúde para o próximo mês. A Secretaria distribuiu as tabelas dos atendimentos médicos e odontológicos nos Postos de Saúde, a Agenda da Campanha de Exames de Prevenção ao Câncer de Próstata, e foi falado sobre a contratação dos novos médicos, otorrinolaringologista e ortopedista. Das realizações das cirurgias eletivas de períneo, laqueadura, vesícula, cataratas, hernia e histerectomia, além das consultas com ortopedista que começaram no início do mês, e os exames de endoscopia e ultrassonografia, que já estão ocorrendo.

Na reunião do mês passado, A Secretaria fez um levantamento sobre os materiais de trabalho que os ACS estavam precisando e nesta reunião de sexta-feira (29/03) foram distribuídos balanças digitais, aparelhos para medir pressão, fitas métricas, plancheta, canetas, cadernos e outros itens necessários para exercerem a atividade.

Também foi informado que chegaram as Cadernetas do Idoso, confeccionada pelo Ministério da Saúde e onde os Agentes deverão estar preenchendo com as informações dos atendimentos realizados. Os Agentes foram orientados em como preencher durante as visitas. A caderneta, tem espaço para cada uma das especialidades registrarem os atendimentos, os enfermeiros, os técnicos, os médicos e os dentistas. A caderneta é um verdadeiro livro aberto sobre a saúde do idoso.