Viveiro Municipal começa produção de mudas para o próximo ano

A Secretaria Municipal de Agricultura e Mineração (SEMAM) tem como política o desenvolvimento da produção agrícola local disponibilizando equipamentos, como a mecanização das lavouras, ou facilitando o acesso a novas políticas como a escavação de tanques para piscicultura, a distribuição dos alevinos e também de mudas de espécies da região.

Para garantir um aumento na produção, a Secretaria para este ano está com a meta de aumentar a quantidade de mudas produzidas. Além do investimento próprio, a Prefeitura conta com parceiros importantes como o IDEFLOR-BIO, que vem fomentando a produção de mudas no município, através do fornecimento de sementes, materiais e orientação técnica permanente, através de visitas de acompanhamento e troca de informações.

Em 2018, foram produzidas 80 mil, distribuídas no início deste ano para os agricultores que se cadastram na Secretaria. O Secretário de Agricultura, Joel Guerra quer aumentar para 100 mil a quantidade. “Porque a demanda é sempre maior que a nossa produção, por isto temos que aumentar a quantidade”, explicou. Neste primeiro trimestre já foram produzidas 20 mil mudas de Açaí.

O processo de produção das mudas ocorre do Viveiro Municipal, localizado no Parque de Exposição. Nestes primeiros lotes os trabalhadores estão produzindo mudas de Açaí, e já estão programando a produção das mudas de cacau. “Só estamos aguardando a entrega das sementes pela CEPLAC”, relatou o Secretário. O plantio ocorre conforme o ciclo de cada espécie e são produzidos vários tipos como Maxarimbé, o Acapu, a Copaíba, o Ipê, a Acerola e o Cupuaçu.

Com esta política o Governo garante aos produtores a possibilidade de adquirirem as plantas a um custo muito mais em conta, do que o mercado atualmente oferece. A taxa deste ano ficou em R$ 0,50, por muda.