A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza teve o Dia D (Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra Gripe) no sábado, dia 4 de maio.
Todas as Unidades de Saúde da Família de Brasil Novo participaram, ficando abertas das 8h às 14h, com exceção da Unidade de Saúde da Família Brasil Novo que atendeu até as 17h.
Cada Unidade recebeu o público com um atendimento personalizado. Na USF Brasil Novo teve pipoca para quem foi se vacinar e eram distribuídos balões para as crianças.
Na USF Boa Esperança os técnicos e as enfermeiras se fantasiaram de Palhaços e recebiam a população com muita animação.
Na USF São José, na Vicinal 10, os servidores recebiam o público com sorrisos e balões coloridos.
E para deixar mais alegre o momento da vacinação a Secretaria Municipal de Saúde confeccionou umas camisetas com estampas coloridas.
Apesar de todo o esforço das equipes, assim como em várias unidades de saúde do País, o índice de comparecimento foi baixo.
Desde que começou a 21ª Campanha de Vacinação aqui no Município foram vacinados um terço da população estimada. Mas a Campanha continua até o dia 31 de Maio para quem ainda não se vacinou.
Os grupos prioritários para receber a vacina são:
- Crianças: de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes;
- Mães que pariram até 45 dias do parto;
- Idosos;
- Trabalhadores de Saúde da rede pública e privada;
- Professores e
- Indígenas;
- Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População Privada de liberdade;
- Funcionários do Sistema Penal (presidiários);A vacina deve ser tomada anualmente. Quem foi vacinado ano passado tem que procurar uma unidade de saúde e se imunizar. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.
As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar as Unidades de Saúde da Família.