SEMMA Começa Recuperação de Nascentes do Jaurucu Com Semeadura Direta

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente junto como o Instituto Socioambiental (ISA) realizaram a semeadura de 250 KG de sementes, de 76 espécies diferentes de plantas aqui da Região Amazônica, para espalhar numa área de 2,5 hectares de Área de Preservação Ambiental (APA), próximo ao lixão de Brasil Novo. “Nosso objetivo é reflorestar esta área para recuperar as três nascentes que existem”, explicou o Secretário do Meio Ambiente, Tarcízio Venturini.

Esta iniciativa foi proposta à SEMMA, pelo Instituto Sociambiental (ISA), em parceria com a Associação Rede de Sementes do Xingu (ARX), com financiamento do Projeto Amazonia Live, uma iniciativa do Rock in Rio.

O projeto é mais uma ação para minimizar os impactos do desmatamento na Amazônia e a expectativa é que sejam plantadas 1 milhão de árvores.

A preparação do terreno foi feita anteriormente com trator em algumas partes e onde não foi possível passar o trator serão plantadas mudas.

O técnico do ISA, Marllisson Borges, informou que esta técnica de plantio é conhecida como ‘muvuca’, e consiste em misturar sementes de várias espécies para o plantio direto manual. “Naturalmente as plantas criam um banco de sementes no solo, que é a forma dela sobreviver, nós vamos jogar as sementes no solo, até chegar o momento delas nascerem”, explicou.

Este método de plantio é utilizado porque permite um manejo menos oneroso.: “Por exemplo, até junho as mudas destas sementes já cresceram por que estamos no período de chuva e não vai ser necessário regá-las”, acrescentou.

Ele também disse que a primeira fase da floresta será as plantas anuais. “O feijão de porco e outras espécias crescem mais rápido e não vão deixar o capim crescer, depois as plantas que levam dois anos vão crescer e assumir e após vem o ciclo das plantas de três, de cinco anos, depois de 10 anos e as permanentes, destacou.

Entre as 76 espécies de semente tinha caja, feijão de porco, bacaba, pequi, ipê roxo, baru, gergelim, urucum, angelim, maracujá, maxixe, abóbora, jatobá, caju, aricá, tento, murici, etc.

Para ajudar no plantio, foram convidados várias pessoas além dos técnicos da SEMMA e do ISA, entre eles participou o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Brasil Novo, Carlos Leones.