Seminário de Coaching anima professores a mudarem as práticas em sala de aula neste segundo semestre

O Seminário de Formação “Coaching Educacional” realizado nos dias 1 e 2 de agosto, em Brasil Novo, ampliou a concepção pedagógica das professoras da rede municipal de ensino de Brasil Novo.

O Prefeito Alexandre Lunelli, na abertura lembrou que o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) de Brasil Novo já é destaque no Pará. “Nosso IDEB é reconhecido no Estado do Pará e nós devemos ao esforço individual de cada um de vocês”, elogiou as 215 professoras e professores presentes no Seminário.

Para a secretária Municipal de Educação o evento foi um sucesso: “Foi inovador e trouxe o estudo através do lúdico, da brincadeira, de muitas dinâmicas, onde o professor busca o conhecimento e nesta busca, ele também se transforma e essa transformação melhora a educação”, destacou.

O diretor da Escola de Coaching Express Condor Blanco, Tiago Yalcon, que foi um dos palestrantes,  disse que o objetivo do Seminário foi “desenvolver novas competências comportamentais e psicossociais pra ajudar o professor, o diretor, o orientador pedagógico para ter novas ferramentas e implementar uma educação integral”.

Uma das criadoras da metodologia do Coaching Educacional, a professora Marilise Conte Yarilay revelou que o “Seminário é inovador para a educação, e trabalha o equilíbrio emocional dos professores, nas quatro áreas da vida, para levar uma nova forma de ver a educação e formar seres humanos integrais”.

A palestrante Clarice Lenyatar tratou da comunicação com os alunos da importância de encontrar “o brilho nos olhos dos alunos, a vontade de querer crescer, de aprender”, e também tratou da comunicação com os pais, de como trabalhar com os conceitos novos de educação, que faz com que os professores precisem adquirir novas ferramentas.

A coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da SEMED, Gorete de Sousa que foi uma das participantes relatou “que foi uma chamada de atenção de uma forma muito maravilhosa, muito agradável. Porque a gente aprende de uma forma gostosa, de uma forma lúdica e é assim que nós precisamos trabalhar com nossos alunos. Uma outra coisa bem importante é aprender a olhar para nós mesmos. Este olhar interno é que vai fazer a gente se conhecer melhor, e a partir deste conhecimento trabalhar de uma forma melhor com o outro ser humano, que são os nossos alunos”, revelou.

O Seminário de Coaching Educacional de Brasil Novo foi inédito, porque  foi o segundo realizado no País e o maior em numero de participantes. Foram 215 professores que se inscreveram e participaram gratuitamente. A gratuidade foi possível porque houve parceria entre o poder público e a sociedade.

A Prefeitura, através da SEMED, garantiu a estrutura de som, aluguel do local, alimentação, hospedagem dos palestrantes e o grupo Amigos em Ação entrou com as passagens dos palestrantes, um staff de voluntários, que foram as pessoas que auxiliaram na organização e realização do  evento.

O Seminário foi também a realização de um sonho de muitas pessoas desta cidade, do Prefeito Alexandre Lunelli, que participou de um seminário de Coach em Altamira, da Secretária de Educação, Marinete Mardegan que foi a Santa Catarina participar do primeiro Seminário de Coaching Educacional, na cidade de São Bento, em 2017.

O curso foi também um sonho dos empresários locais, dos casais Neilo Bergamin/Thely Moreira e Pablo Grayce, ou Chicão/Viviane Sperotto, que queriam fazer uma coisa boa para a cidade. “A gente tinha um sonho de ajudar as pessoas e isto não é só papel dos prefeitos e dos políticos”, relatou Chicão.

E o resultado foi uma formação que deixou todos os professores animados para voltar as aulas, a partir do dia 5 de agosto. Como relatou um das professoras participantes, Jucilene Soares, do quinto ano, da Escola Teresinha Back: “A formação foi bem legal, porque trabalhou a questão emocional dos professores. Ela veio nos incentivar, nos motivar para que possamos voltar para a sala de aula com mais animação, para trabalharmos melhor com os nossos alunos e com certeza trazer uma aula mais dinâmica, mais divertida e assim levar mais aprendizagem para os nossos alunos.”

Os professores além de novos conhecimentos também levaram como lembrança do Seminário Coaching Educacional, uma muda de Açaí, doada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). As professoras Raiani do Nascimento, da escola Bom Jesus da Lapa, localizada nas Capembas, escola mais longe do Município, e Rozeni da Escola Bom Menino, da Vicinal 20, receberam as mudas simbolicamente em nome de todos os participantes.

O Encerramento do Seminário foi muito lindo com todos se abraçando num único abraço. Um abração que ficará marcado para sempre no coração de todos que participaram do evento.