SEIS JOVENS DE BRASIL NOVO E ALTAMIRA SÃO SELECIONADOS PARA OS TESTES DE FUTEBOL EM PORTO ALEGRE

Durante o processo de avaliação de futebol que ocorreu no sábado e no domingo (28 e 29/9), em Brasil Novo, no campo da ASIPA, foram selecionados seis jogadores, dois de Altamira e quatro de Brasil Novo. A quantidade surpreendeu até o observador técnico das categorias de base do Grêmio Futebol Porto alegrense, Claudinei Dutra de Vargas. “Foi uma surpresa boa, porque este número de jogadores, nós não encontramos em qualquer lugar, foi como eu disse no início, posso escolher um, dois, 5 ou 10, ou até nenhum, tudo depende da qualidade técnica dos jogadores”, esclareceu.

Os quatro jogadores do município, que foram selecionados para fazerem testes para participar dos Centros de Treinamento do Grêmio Porto-alegrense, fazem parte do Projeto Ouro do Brasil, em  que a Prefeitura através do esporte, incentiva os jovens do Município, a terem um bom rendimento escolar e a família tem um acompanhamento através das várias políticas públicas.

kaio Araújo, meio campo de Brasil Novo,de 14 anos, disse que não conseguiu jogar tudo o que sabe. “Agradeço por ter passado e vou dar o meu máximo lá em Porto Alegre para passar”. O também meio campo, Herbert Prudencioo,  de 14 anos, gostou da oportunidade dada a todos, “foi um jogo difícil mas agora quando chegar lá vou dar o meu melhor, vou chegar forte”.  O atacante Ítalo de 10 anos, achou boa a oportunidade. “Nós vamos lá para ficar”, explicou.

A mãe do Kaio, Luzinete Maria de Araújo, achou maravilhoso só do filho ter passado. “Me sinto muito orgulhosa. nós estamos realizando um sonho, esta é uma conquista muito grande, nós queremos nossos filhos lá igual estes jogadores que a gente vê na mídia”. O pai do Herbert, Odair Prudencio de Souza, “disse que “foi legal demais que ele conseguiu passar e nunca desistiu, desta batalha que é muito difícil”. Odair agradeceu e elogiou a organização da seleção, que deu oportunidade igual para todos e soube avaliar tecnicamente os jogadores,

O vice-prefeito, Junior Lorenzoni, ressaltou que tudo que é feito no governo é calculado no centavo, mas quando a gente se une nestas parcerias é uma forma de valorizar o nosso município. “Quando falamos do Grêmio nós estamos falando de um time grande que tem nome mundial e conseguir ter uma oportunidade igual a esta de ter quatro atletas de Brasil Novo e dois de Altamira, representar o município e a região lá em Porto Alegre, é muito importante”, observou,

O Secretário de Esporte, Cultura e Turismo (Secult), Marquinhos Goleiro, destacou a importância desta parceria com a escola do Grêmio Brasil Novo e elogiou a atuação do Professor Tiago e sua equipe, que organizaram o evento. “Nós enquanto governo, estamos vendo o resultado, e somos gratos por ajudar a dar este primeiro passo na realização deste sonho e vamos ficar aqui na torcida, para que amanhã ou depois possamos ter um grande jogador aqui do Município”, ressaltou.

O Secretário de Finanças, Giovane Lunelli, destacou que a Prefeitura tem se preocupado em ofertar atividades como o futebol, a música, o bale para as crianças e a juventude. Os quatro jogadores selecionados fazem parte do Projeto Ouro do Brasil desenvolvido pela Prefeitura aqui em Brasil Novo. “Nesta questão esportiva o Município tem dado uma olhado com carinho, porque nós sabemos que cada criança que está envolvida com o esporte é uma a menos que está envolvida com coisa errada ´[e é uma forma também de divulgar o nome do município”, enfatizou.

Na próxima etapa os selecionados vão até Porto Alegre participar de mais testes e se forem aprovados passam a treinar nas escolinhas de futebol do Grêmio. Claudinei destacou que o clube tem percorrido mais o Norte porque o Brasil e o Pará são muito grande e temos procurado olhar mais para as localidades do interior. “É nestes locais que o futebol ainda é o maior lazer e por isto estamos procurando  chegar onde pode ter muitos talentos que se não for por estas atividades, talvez não sejam reconhecidos”, encerrou Claudinei.

Selecionados de Brasil Novo: Kauã Pereira, kaio Araújo, Hebert Prudencio e Ítalo
Altamira: Leone e Vinicius

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira (texto e fotos)