SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA HANSENÍASE

0

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde lançou nesta quarta-feira, 12, no auditório da Unidade de Saúde da Família Brasil Novo, a campanha de prevenção e controle da Hanseníase. O objetivo é conscientizar e esclarecer a sociedade sobre os cuidados e os principais sintomas da doença.

Na ocasião, o vice prefeito destacou a importância dessas campanhas que acontecem frequentemente, em nosso Município. Segundo ele, a sociedade só tem a ganhar quando tem mais informação e esclarecimento sobre qualquer doença. “Nós temos uma saúde de qualidade e profissionais aptos para atender cada um que procurar nossa rede”, disse ele.

A hanseníase é uma doença da pele. É transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou por meio, da saliva. Afeta principalmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio, ou se o tratamento for inadequado.

As pessoas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde, assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, especialmente se a área apresentar diminuição da sensibilidade ao calor e ao toque. O tratamento é gratuito.

A secretária de Saúde, Waleska Oliveira, lembrou que, em 2017, Brasil Novo teve 4 casos de Hanseníase registrados. Em 2018, 9, e ano passado foram 10. “Quanto mais cedo o diagnóstico mais rápido será o tratamento e a cura da doença,” esclareceu a secretária.

GOVERNO POPULAR
Juntos Somos Mais Fortes
ASCOM/PMBN Por Tadeu Covre Fotos Cleyton Macário

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade