Rosas de Aço: empodera as mulheres e debate a violência e o feminicídio

O Seminário Rosas de Aço superou as expectativas dos organizadores. Na manhã de sexta-feira (15/03), as mulheres lotaram o auditório da Prefeitura de Brasil Novo para assistir a palestra da delegada, Tatyana Lafetá, da Delegacia Especializada em Atendimento da Mulher (DEAM), de Altamira.

Para o Prefeito Alexandre Lunelli o número expressivo de participantes faz com que se consiga disseminar na sociedade estas políticas públicas de proteção e de garantia de direito. “A vinda da Delegada da Mulher aqui em Brasil Novo é importante para  ajudar no combate a esta violência que é o feminicídio”, destacou.

Na palestra Tatyana disse que a mulher tem que se valorizar, que a violência não é só física, mas é também psicológica. “Ao trazer esta discussão eu quero fomentar as denuncias, para aquelas que estejam se sentindo vítimas ou mesmo que estejam passando por qualquer tipo de violência, para que denunciem”, alertou. Para ela, infelizmente o quadro é alarmante e o Pará tem se destacado com um alto numero de violências contra a mulher. “Só aqui em Brasil Novo, nós tivemos três casos de feminicídio, por isto a nossa intenção é reverter este quadro para que haja diminuição considerável neste número”, declarou.

Segundo a delegada, entre os fatores que favorecem a violência contra a mulher é o medo, a sensação de impunidade, a dependência financeira e  para reverter este quadro ocorreram alguns avanços na lei, que enrijeceram esta punição, mas que para superar, não basta só a denuncia, a mulher tem que se empoderar, buscando também uma independência financeira. “Por isto é fundamental esta participação do Governo Municipal, que desde o início, deu o apoio total, para o desenvolver este projeto Rosas de Aço, parabéns a Prefeitura de Brasil Novo”, agradeceu.

Durante o Seminário teve uma sessão com a maquiadora, Fabiane Velozo, que fez a maquilagem da moradora do bairro Casas Populares, Anaide Araujo Silva, que saiu com um novo visual. Fabiane durante a maquilagem além de ensinar e dar dicas mostrou como as mulheres podem melhorar sua auto estima.

A enfermeira Rosa Baldo, da Secretaria Municipal de Saúde, também falou em sua palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, com as ações de prevenção participando de campanhas como a que está ocorrendo este mês: O março Lilás, em que estão ocorrendo várias palestras e exames de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero. Ela também falou sobre a violência sexual. “As vezes não é só fazer o ato, a força, mas também são as pequenas atitudes como passar a mão, ou fazer gestos, ou mesmo palavras “,  explicou.

A psicologa Tainara Mardegan relatou situações que ocorrem nos atendimentos realizados com as mulheres no CREAS. “As vezes a mulher tem o conflito com o homem, denuncia os maus tratos, mas depois retira a queixa, porque é seduzida com mensagens, com ligações e acaba voltando a conviver com ele. Nós técnicos damos todas as dicas, e a pessoa vai lá e faz tudo errado. Não adianta nada, vir aqui nesta palestra e sair naquela porta e esquecer de tudo”, ressaltou.

Amoradora do bairro Vista Verde, Edina Santos relatou que vai levar como aprendizado que as mulheres não podem se acomodar com relação aos maus tratos. “São coisas minusculas que a gente vai deixando passar e isto não pode acontecer. Tem mulheres que vivem hostilizadas, que tem medo de denunciar, antes a gente não tinha estas informações e agora estamos tendo”, observou.

A Professora Odete Rios, representante do movimento de mulheres de Brasil Novo e da Casa de Apoio,  falou que este evento serviu para este despertar, para a violência contra a mulher, que é o feminicídio, e que Brasil Novo não está fora deste contexto, com a ocorrência de três casos no ano passado. “A violência não se dá só na forma física é preciso que a mulher entenda os motivos que a leva ser violentada, que aprendam a se proteger e denunciar os seus agressores e se encoraje a fazer a denúncia, a valorizar o cumprimento da lei Maria da Penha”.

A sensação das participantes foi muito boa no final do evento, que ainda teve sorteio de brindes doados pelos comerciantes locais e um coquetel. O Seminário foi tão empolgante que a empresaria Eziana Sousa Soares sugeriu que este evento ocorra todos os anos e foi acatada sua sugestão para o próximo ano. A delegada agradeceu ao Prefeito, que no primeiro contato que teve com ela, já se dispôs a realizar o evento e também se colocou a disposição da rede de Assistência, do CRAS e do CREAS para ajudar no que for necessário.