As estatísticas do Instituto do Câncer (INCA) apontaram que em 2018 foram diagnosticados 68 mil casos de câncer de próstata no Brasil e ocorreram cerca de 15 mil mortes. O médico Rodrigo Gundim, alertou acrescentando que a cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens, e que a cada 5 pessoas de 20 a 30 anos, que morrem, quatro são homens e em média, o homem morre 7,2 anos, antes das mulheres.
Entre os fatores de risco que mais levam a óbito, estão as doenças do coração, hipertensão, colesterol alto, acidentes de trânsito, violência e o câncer. “O câncer de próstata tem uma evolução lenta que leva em torno de 15 anos, para se manifestar, e quando aparece já está num estágio bem avançado, por isto que o homem tem que fazer este exame todos os anos. A maioria dos casos de câncer diagnosticado precocemente, tem 100% de cura”, explicou dr, Rodrigo.
Para reduzir estes números que a Secretaria Municipal de Saúde de Brasil Novo está realizando a campanha de Saúde do Homem, neste mês de abril com palestras, vacinas, testes rápidos de HIV, hepatite B e C, Sífilis, exames de PSA e Ultrasonografia para prevenção do Câncer de Próstata. Geralmente o calendário da Saúde do Homem é no Novembro Azul, mas este ano a Secretaria Municipal, vai começar a trabalhar em abril para se dedicar mais a saúde do Homem. “Nós temos que ter este olhar diferenciado para o homem também, porque os nossos homens adoecem também, de vários tipos de câncer, mas o principal é este de próstata que é o que vem mais carregado de pré-conceitos”, explicou a enfermeira Rosa Baldo, coordenadora de Ações de Saúde da Secretaria Municipal.
O auditório da Secretaria Municipal de Saúde, ficou pequeno para receber a quantidade de homens que atenderam o chamado para participarem da abertura da Campanha do Abril Azul “Mês da Saúde do Homem”.
Na abertura estava presente o Secretário de Finanças, Giovane Lunelli que falou em nome do Prefeito Alexandre Lunelli, que viajou para uma Audiência com o Governador em Belém, que ressaltou que os serviços de saúde foi organizados para estar ao inteiro dispor dos homens neste mês parq que possam chegar a melhor idade bem e com saúde. “Vale a pena perder um pouco do preconceito e fazer os exames. Tem cara que é machão, que monta em boi, que empina moto, mas na hora que vê uma agulha….”, brincou Giovane,
Após a abertura o médico Rodrigo Gundim explicou o que é o câncer de próstata, quais os fatores que aumentam os riscos, como são os sintomas da doença e como começar a se prevenir e como tratar. “O câncer é uma doença lenta que leva uns 15 anos para começar a se manifestar, por isto que ele na maioria dos casos aparece nos homens com mais de 60 anos”, informou o médico, destacando que por isto é importante começar a se prevenir fazendo os exames a partir dos 45 anos. “Na fase inicial a pessoa não sente nada, por isto a importância do diagnóstico precoce, porque aumenta a possibilidade de cura”, reforçou.
No final da palestra, Rodrigo destacou que Brasil Novo está de parabéns em oferecer exames para os pacientes; “Tem exame de endoscopia, de colonoscoia, utltrassom, raio x, agora nesta campanha tem os exame de PSA e Ultrassom, que favorecem o diagnóstico mais preciso. Então a população só tem a ganhar”, concluiu.
A Campanha Abril Azul vai ocorrer em todas as Unidades de Saúde da Família conforme o calendário abaixo, mas após a campanha os homens podem continuar consultando nas unidades de saúde. “O principal de tudo é passar pela consulta médica, não tem desculpa nenhuma para alguém falar que foi no posto de saúde e não fui atendido porque não tinha médico, as unidades estão aqui atendendo todo mundo e nós estamos la no hospital para atende-los. Se sentirem alguma coisa nos procurem”, observou Rodrigo Gundim.
Após a palestra a coordenadora da USF, Marines Medeiros, distribuiu as senhas para que os homens fossem no laboratório municipal, fazer o PSA, são 10 fichas por dia.
Calendário de Palestras e entrega das senhas para os exame de PSA e Ultrasonografia.
Segunda-feira 08/04 – USF – Brasil Novo – Abertura
Quarta-feira 10/04 – USF – São José; Vicinal 10
Segunda-feira 17/04 – USF – Cidade Nova;
Segunda-feira 22/04 – USF – Carlos Pena Filho; KM40
Terça-feira 23–/04 – USF – Duque de Caxias; Vicinal 20
Quarta-feira 24/04 – USF – Grande Esperança; Km 50
Segunda-feira: 29/04 – USF – Cidade Alta.