PREFEITURA REALIZA PALESTRAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO AOS PARTICIPANTES DO CRAS

0

O que é o suicídio? Quais os fatores de risco? Quais os sinais de alerta? Porque os homens entre 15 e 35 anos são os que mais se suicidam? Como pedir ajuda? O que fazer e o que não fazer se alguém próximo tem pensamentos suicidas? Como ajudar? Como fazer com quem se recusa a conversar ou procurar ajuda?

Estas e outras perguntas foram respondidas pelas psicólogas do CAPS, Waleska Oliveira, e do NASF, Angélica Venturini, durante a palestra que ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social de Brasil Novo (CRAS), na manhã de quarta-feira (11/09). A Campanha do Setembro Amarelo tem por objetivo prevenir o suicídio e conscientizar as pessoas sobre este problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos, inclusive aqui no Município.

Neste mês a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo palestras para conversar sobre o assunto para as pessoas prestarem atenção e ajudar caso identifiquem os sinais de alerta em alguém próximo. “E importante entrar em contato para pedir ajuda, nós temos uma equipe que pode auxiliar as famílias e amigos a chegarem nestas pessoas que sofrem com pensamentos suicidas para que elas saibam que não estão sozinhas e que a morte não é solução”, esclareceu Walesca.

DIA 10 DE SETEMBRO, DIA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

Ontem, dia 10 de Setembro foi o Dia de Prevenção do Suicídio. instituído em 2003 pela Organização Mundial de Saúde. O amarelo é devido a Mike Emme de 17 anos,que em 1994, restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Mike amava o carro, mas, infelizmente, as pessoas próximas não viram os sinais de alerta e o garoto se suicidou com o carro. No dia do funeral, 500 cartões com fitas amarelas presas foram distribuídas com uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda. Após a palestras foram distribuídos brindes para os participantes.

GOVERNO POPULAR
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira (texto e fotos)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade