Prefeitura Realiza Ação de Saúde e Cidadania na Unidade Carlos Pena Filho

A Unidade de Saúde da Família Carlos Pena Filho, no Km 40, esteve movimentada nesta quinta-feira (14/02) com a Ação de Saúde  promovida pela nova coordenação  da Unidade, que reuniu a comunidade para realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B, Glicemia, Avaliação de Hanseníase, realização de Vacinas, consultas médicas e odontológicas e ofereceu um Café da Manhã para os usuários.

Enquanto aguardavam o atendimento a população participou de palestras sobre cuidados e prevenções de doenças. Esta atividade conforme explicou a Secretária Municipal de Saúde, Rute Martins, será organizada pelas Unidades, observando as demandas e necessidades de cada comunidade.

Estas Ações de Saúde contam com a participação da Secretaria do Trabalho e Promoção Social (SEMUTS) com a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que aproveitam para fazer e atualizar o Cadastro Único (CAD Único), e informar a comunidade sobre os diversos Programas Sociais que os cadastrados tem direito como: Carteira do Idoso, BPC ou Benefício da Prestação Continuada que é o pagamento de um salário mínimo por mês a idosos com mais de 65 anos ou pessoas que tenham alguma deficiência; a Identidade Jovem, que permite que jovens de 15 a 29 anos possam viajar gratuitamente ou pagar só meia passagem, o Cheque Moradia, o Cartão Reforma, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Bolsa Família. “O NIS (Número de Inscrição Social) também vale para isenção das taxas em concurso público e no ENEM”,  explicou a Assistente Social Jéssica Naiara.

As Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura (SEMMA e SEMAM) também participaram da ação realizando a poda das árvores em frente a Unidade de Saúde da Família.