PREFEITURA PROMOVE SAÚDE ATRAVÉS DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR DO NASF

O NASF é uma unidade de saúde diferente, seus profissionais agem para promover a saúde dos cidadãos, antes que ele adoeça, apoiando as Unidades de Saúde da Família (USF) com atividades de prevenção a saúde. De acordo com as situações-problemas identificadas nas USF, os profissionais constroem um plano de ação. Por exemplo, com os Idosos foi organizada pela fisioterapeuta,Marinise Fernandes, do Nasf uma caminhada, matinal, para ajudar a combater o sedentarismo.

Outro exemplo são os grupos, de pessoas hipertensas e com diabetes, onde os profissionais de nutrição e educador físico realizam o Programa Medida Certa, que inclui acompanhamento nutricional e atividades físicas, além de acompanhamento de outros profissionais do NASF. A promoção da saúde ocorre também através de palestras e reuniões.

Os profissionais visitam escolas e fazem blitz para divulgar o serviço. Segundo a coordenadora do NASF, Jaqueline Suk é possível mensurar o serviço pelo número crescente de pessoas que hoje fazem atividades físicas no campo de aviação. “Muitos deles foram orientados nas nossas palestras e intervenções”.

Para quem não conhece o NASF, o atendimento funciona ao lado do prédio da Prefeitura, com uma equipe multidisciplinar composta por uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, uma nutricionais, uma psicóloga e uma educadora física. A secretária de Saúde, Hilda Dantas, se reuniu com a equipe para planejar a continuidade do trabalho.