PREFEITURA PROMOVE PALESTRA PARA AS MÃES DO PROAME

A prefeitura municipal de Brasil Novo, por meio da secretaria de saúde, realizou nesta terça-feira, 5, uma palestra para orientar as mães sobre a alimentação dos bebês, a partir do sexto mês de idade. As mães fazem parte do PROAME, Programa de Aleitamento Materno Exclusivo, que iniciou em junho deste ano. Cerca de 30 mães estiveram presentes.

O PROAME tem como objetivo incentivar o aleitamento materno até os dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir a mortalidade, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias e fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e a criança, explicou a coordenadora do Programa, Dennuza Luz.

Seis mães receberam certificados de participação do PROAME. O acompanhamento é feito até os seis meses após o nascimento do bebê, contudo, elas também receberam orientações sobre a alimentação suplementar mais adequada, a partir desse período.

O médico Haony de Melo destacou a relevância do leite materno e explicou a necessidade de uma educação alimentar. “A partir do sexto mês, o bebê já pode comer frutas amassadas e papinhas, porém os alimentos industrializados devem ser evitados, pois contém muito açúcar”, alertou ele, que atende semanalmente na Unidade de Saúde de Brasil Novo, Cidade Nova e também Zona Rural.

Para participar do Programa as mães devem procurar a Unidade de Saúde Brasil Novo. Atualmente 76 estão cadastradas. O PROAME conta ainda com a colaboração da enfermeira Samire Galvão e da nutricionista Lumen Irley.

Juntos Somos Mais Fortes
ASCOM/PMBN Texto e Fotos: Tadeu Covre