Prefeitura Participa do encontro sobre Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Região

De segunda (18/02) a terça-feira (19/02), está ocorrendo o Encontro do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Pará, no espaço Cardoso Gourmet, em Altamira, com o objetivo de definir as prioridades e repactuar as estratégias regionais de produção sustentável, com o foco na redução do desmatamento e na comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O Evento reúne lideranças de 19 municípios da região da Transamazônica e da BR 163, ligados a agricultura familiar, aos movimentos sociais, poderes públicos, instituições bancárias, financeiras, universidades e de pesquisas.

Estão participando aqui do município de Brasil Novo, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e os produtores do Município, estão expondo seus produtos na Feira de  Experiências e Produtos da Agricultura Familiar, aberta no local. São  polpa de frutas, pimentas e outras especiarias da região. O Secretário da Agricultura, Joel Guerra está acompanhando os produtores locais.

Na Feira estão expostos os produtos Orgânicos, Extrativistas (Está previsto o intercâmbio de Experiências do Oeste do Pará, dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), do Leite, da Pesca, da Fruticultura, do Cacau, dos Produtos da Floresta, a Castanha, os óleos, a madeira, a borracha e o mesocarpo do babaçu).

O prefeito Alexandre Lunelli, também está participando do encontro e na segunda-feira (18/02) pela manhã, representou a Associação do Consórcio Belo Monte, como vice-presidente da entidade, na mesa de abertura.

O encontro continua na terça-feira com o objetivo de construir uma pauta conjunta dos movimentos sociais da Região. “Mas existem bandeiras que são coletivas da sociedade civil, que também envolvem os poderes públicos, as prefeituras, como: o asfalto da Transamazônica, os programas para manutenção e recuperação de estradas, questões organizativas, combate ao desmatamento, políticas de incentivo aos agricultores”,  explicou o prefeito.

Ao final do encontro, que tem na programação, muitos debates, trabalhos em grupos, e trocas de experiências, sairá um Plano Estratégico, para o período de 2019 a 2030. Estas propostas irão orientar e balizar o desenvolvimento sustentável da região nos próximos 10 anos.

Este Seminário Regional sobre Organização da Produção Sustentável e Estratégias de Mercado da Agricultura Familiar do Sudoeste do Pará é organizado pela Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) e a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Pará (FETAGRI) com apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA), através do Projeto Governança Sociambiental: a “Chave” para a contenção do desmatamento e conservação dos recursos naturais na área de influência das rodovias Transamazônica e BR 163, no Sudoeste do Pará.