A Prefeitura Municipal de Brasil Novo junto com o Instituto Federal do Pará (IFPA-Altamira) irá oferecer novos cursos profissionalizantes, noturnos, a partir de junho. A parceria foi firmada nesta segunda-feira (29/04), na SEMED e participaram da reunião a Secretária de Educação de Brasil Novo, Marinete Mardegan, junto com o Secretário de Trabalho e Promoção Social, Oiliçato Alves, e a diretora geral do IFPA Altamira Rosangela Emerique e sua equipe de direção.
O IFPA pretende realizar os cursos nos 11 municípios da Transamazônica e Xingu, e o Município de Brasil Novo foi o primeiro a ser contemplado com 200 vagas. “Brasil Novo é um dos municípios que deu certo, inclusive o índice de evasão foi muito baixo, por isto estamos reconstruindo a parceria com cursos diferentes”, explicou a diretora geral.
Os cursos oferecidos são:
Curso de extensão – *Historia da Arte; *Filosofia da arte e *Redação.
Formação Inicial Continuada-FIC – *Auxiliar Administrativo; *Garçom; *Espanhol e *Organizador de Eventos;
Cursos subsequentes; *Segurança no trabalho; *Informatica; *administração e *Edificações.
Após a reunião na SEMED, a comitiva se dirigiu até a Escola Brasil Novo, para dar início ao curso de Espanhol Básico, com 25 alunos de Brasil Novo contemplados no último processo seletivo do IFPA. (Veja a lista dos aprovados no processo seletivo) O Curso é de 4 meses com início em 29 de abril e término no dia 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, todas as tardes das 13h às 17h.
Para os cursos que começam em junho, foi solicitado que os interessados já comecem a organizar os documentos, para que na hora possam efetuar a inscrição.
Os documentos exigidos são:
Requerimento de matrícula fornecido pela Secretaria Acadêmica do Campus no ato da inscrição devidamente preenchido;
Certidão de Nascimento ou Casamento;
RG;
CPF;
01 Foto 3 x 4;
Documento de escolaridade: Certificado de conclusão de Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) ou Ensino Médio ou ensino equivalente;
Histórico Escolar de Conclusão de Ensino Fundamental I ou Ensino Médio ou ensino equivalente;
Comprovante de residência atualizado;
Título de Eleitor obrigatoriamente para maiores de 18 anos;
Certidão de quitação com a Justiça Eleitoral impressa do site www.tse.jus.br (Obrigatório para maiores de 18 anos);
Documento comprobatório de quitação com o Serviço Militar, obrigatório para estudante do sexo masculino de 18 a 45 anos. II.