PREFEITURA ENTREGA PONTUALMENTE PRESTAÇÃO DE CONTAS AO TCM

Os prefeitos Alexandre Lunelli (Brasil Novo), Celso Trzeciak (Medicilândia), Carlo Iavé (Redenção), Ribamar Lima (Goianésia do Pará), Nilson Santos (Santa Bárbara do Pará) e Nélio Aguiar (Santarém) são os únicos do Pará que podem dormir tranquilos.

As Prefeituras — meia dúzia entre as 144 do estado — entregaram pontualmente, até sábado (30/03), o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) do primeiro bimestre de 2019, prazo para o envio da obrigação ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Tesouro Nacional.

Entre os governos organizados e fiscalmente pontuais, o de Santarém arrecadou R$ 124,32 milhões nos dois primeiros meses do ano. Já a Prefeitura de Redenção ajuntou R$ 30,96 milhões, em valores consolidados e oficiais. Goianésia do Pará (R$ 14,6 milhões), Medicilândia (R$ 11,89 milhões), Brasil Novo (R$ 8,11 milhões) e Santa Bárbara do Pará (R$ 7,07 milhões) vêm na sequência.
Penalidades – No começo deste ano, ao reclamar da falta de prestação de contas dos municípios referente ao exercício de 2018, o presidente do TCM do Pará, conselheiro Sérgio Leão, destacou que o não envio das prestações de contas ao Tribunal é falha gravíssima e, além de não cumprirem a lei sobre o prazo legal do envio dos documentos, os gestores cometem dupla falha por não disponibilizarem informações necessárias para que seja feito o controle externo e a correta aplicação do dinheiro público.
E tem mais: a omissão dos dados tem consequências sérias, como bloqueio de recursos, tais quais os vinculados à Educação, Saúde e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Vale lembrar que os órgãos de controle têm acesso online a esses dados.
O município que não entrega o anexo 12 (referente à saúde) do RREO, por exemplo, e não o publica no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Públicos em Saúde (Siops), é incluso, como inadimplente, no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o Cauc, conforme atualização feita na portaria 55, de 18 de janeiro de 2018.
Com Informações do site zedudu