PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO REALIZAM OFICINA DE COOPERATIVISMO PARA CATADORES DE LIXO

Iniciou na tarde desta terça-feira, 12, no auditório da Prefeitura de Brasil Novo, a Oficina de Cooperativismo. Onze catadores de lixo foram conhecer mais sobre o sistema de cooperativa. A iniciativa é do governo municipal, por meio da Secretaria de Trabalho e Promoção Social, SEMUTS, em parceria com o Governo do Estado.

Durante o encontro os participantes foram orientados sobre as vantagens do modelo de cooperativa. A proposta é a criação de uma cooperativa de reciclagem, de resíduos e materiais reaproveitáveis.

Dione Matos, técnica em gestão pública, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, SEASTER, que ministra a Oficina contou que com a implantação da cooperativa será possível aumentar o volume de produção, o que permite negociar um preço mais justo perante os compradores, o que ao final permite ter uma maior renda. “Além da melhoria financeira, o ganho maior é a consciência ambiental da população em geral”, destaca Dione Matos.

Ainda segundo a técnica, posteriormente com a inauguração do aterro sanitário, será possível que os catadores façam essa coleta dos resíduos no galpão de triagem, que receberá o lixo, após a coleta seletiva. Desse modo, os catadores evitam frequentar o lixão e podem trabalhar em um ambiente de melhor qualidade.

A pedagoga Clélia Costa, da SEASTER, também auxilia na condução das atividades. A oficina encerra amanhã, dia 15.

Juntos Somos Mais Fortes

ASCOM/PMBN Por Tadeu Covre Fotos: Cleyton Macário