Prefeitura Adquire Produtos da Agricultura Familiar para Merenda Escolar

A Prefeitura de Brasil Novo realizou uma chamada pública para comprar a merenda escolar com os produtos da Agricultura Familiar. Abertura dos envelopes, ocorreu na terça-feira (22/01) na sala da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Conforme explicou a nutricionista da SEMED, Ana Paula Grzeguzeski, por Lei, no mínimo 30% dos Recursos Federais da merenda escolar devem ser fornecidos e produzidos pelos agricultores familiares. “São produtos mais saudáveis, direto do agricultor para o lanche das crianças”, acrescentou. No edital foram solicitados 20 itens como polpa de frutas, farinha de mandioca, macaxeira, feijão, achocolatado, entre outros. ”

Além de ser mais saudável, a aquisição destes produtos pela Prefeitura também beneficia a cadeia econômica do município e da região da Transamazônica. Participaram produtores desde Pacajá até Placas. Para a presidente da Associação de Mulheres Oscar Romero, de Uruará, que produz polpa de frutas esta venda “leva a oportunidade de melhorar a renda de 64 associados”.

O presidente da Cooperativa Horti Xingu, Alexsandro Martins de Albuquerque, que produz verduras e legumes disse que estas chamadas públicas são “boas porque ajudam a escoar a produção”. A Cooperativa foi fundada há 7 anos, no KM 40 de Brasil Novo, para atender o Consórcio Belo Monte e possui 53 associados que continuam produzindo e se mantendo no mercado, apesar do término da obra.