PREFEITO PARTICIPA DE ATIVIDADE DO MÊS DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA: OUTUBRO ROSA

No mês de Prevenção ao Câncer de Mama, Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mais uma campanha para conscientizar as mulheres e os homens sobre a necessidade de se precaver contra o câncer fazendo regularmente os exames preventivos..

Na palestra que ocorreu na manhã de quarta-feira (16/10) na Unidade de Saúde da Família o prefeito Alexandre Lunelli alertou que é melhor prevenir do que curar o câncer. “A saúde mais barata é a preventiva, por isto que temos investido na saúde no município, trazendo profissionais em várias especialidades, buscando recursos para garantir uma saúde de qualidade no município.

O médico Carlos Barreneche que atende nas Unidades de Saúde do Município, reforçou a necessidade de prevenção, “Vocês não devem procurar o médico só quando sentem dor ou tem algum corrimento. porque esta é uma doença que leva de 15 a 20, para se manifestar”, destacou. O prefeito Alexandre Lunelli lembrou como exemplo a situação de morte da sua mãe. “Eu perdi minha mãe porque naquela época não tinha exames preventivos, hoje em dia as mulheres não precisam deixar chegar a este ponto,” esclareceu.

A nova Secretária Municipal da Saúde, Walesca Oliveira ressaltou a importância da Campanha e pediu para que as pessoas presentes levassem esta mensagem para os seus familiares, amigos, vizinhos e multiplicassem estas informações.para o êxito do tratamento. O Câncer quando diagnosticado no início ele tem 100% de chances de cura.

Após a palestra foram distribuídas as senhas para as mulheres presentes realizarem os exames de PCCU, e foram distribuídas as solicitações de mamografias. Também está sendo oferecido neste mês de prevenção, as Vacinas contra o HPV, além dos testes rápidos para detecção de HIV, Sifilis e Hepatites Virais, B e C.

A programação do mês do “Outubro Rosa” continua nas unidades de saúde da família do Município, com estas mesmas atividades.

Programação do Outubro Rosa nas Unidades de Saúde da Família, das 8h às 14h.

QUINTA 17/10 – USF CIDADE ALTA
SEXTA 18/10 – USF CARLOS PENA FILHO