PREFEITO FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES DO GOVERNO PARA OS SERVIDORES MUNICIPAIS.

0

O Prefeito Alexandre Lunelli realizou uma conversa com o segundo escalão do Governo Municipal para fazer um balanço sobre as atividades desenvolvidas pela prefeitura. Ele iniciou dizendo que Deus tem aberto muitas portas importantes para este Município e agradece sempre a Deus, por ter olhado para a população de Brasil Novo de forma carinhosa.

Ele disse que cada um é tão importante quanto ele ou os Secretários e ressaltou a importância do trabalho realizado pelos coordenadores das diversas secretarias. “Atrás de vocês tem 1297 servidores, que dependem do alinhamento de vocês, do que planejam, do que conversam, das atividades, das políticas públicas e além disso 25 mil pessoas olham para vocês e esperam uma atuação séria, contundente, responsável e que gere melhoria na qualidade de vida, de todos. Por isto somos chamados de servidor público. Porque nossa missão é servir. Servir com qualidade e de forma que nós encontramos resoluções para os diversos problemas que a nossa sociedade atravessa”.

O Prefeito destacou que o Município nestes últimos dois anos tem aberto novas portas para as políticas públicas e que ainda tem muita coisa para melhorar, mas que houve avanços e é isto que precisa ser conversado. Porque é inadmissível o que a oposição está fazendo em Brasil Novo e é preciso mostrar para a população que este governo tem tido avanços significativos na vida do povo. Porque é hora de valorizar o governo que está sendo construído por todos e não só pelo Prefeito. Com o trabalho, com a dedicação de cada um. “Um governo que trabalha 24 horas, de domingo a domingo para que as portas das políticas públicas estejam abertas todos os dias. Trabalhando na melhoria da qualidade de vida”.

A OPOSIÇÃO ESTÁ FAZENDO O QUÊ?

“A oposição é necessária na democracia brasileira, mas o que não é admissível é a irresponsabilidade. É a oposição que não constrói nada, que a intenção clara é de destruir aquilo que está dando certo. Nós somos 11 políticos eleitos em Brasil Novo: O Prefeito, o vice e os nove vereadores. Todos entraram na casa do povo dizendo que iriam ajudar, que iriam fazer diferente. Conte nos dedos? Quem está fazendo diferente. Todos, sem exceção apresentaram para o povo os candidatos estaduais, federais, governador, senadores e presidente da República!”

“Agora eu pergunto para os vereadores, que apresentaram seus candidatos a deputado estadual, federal, governador e presidente e foram eleitos? Vocês estão fazendo o que para que estes cidadãos abram os olhos e ajudem este Município. Esta é a pergunta que a população tem que começar a fazer. E o seu deputado, trouxe o que para cá, ou vai mandar o que? A saúde tem problema? Mas o teu deputado mandou o que para ajudar a saúde? Não tem estrada? Mas o teu deputado mandou o que? Para ajudar a recuperar as estradas. Porque cade o esporte? Não tem cesta básica! Mas o teu deputado mandou o que? Para ajudar o pobre? Então este debate que a oposicao esta fazendo é um debate ruim, porque não favorece a vida do nosso povo, pelo contrário, atrapalha e muito as ações das políticas públicas. Mesmo sabendo que todos nós temos trabalhado bastante para resolver e existem muitas ações positivas estão em andamento. Elas precisam ser de conhecimento público”.

A IMPORTÂNCIA DE ABRIR PORTAS

“Estou defendendo a política pública que neste momento precisa de amparo legal, porque nós corremos o sério risco de ter algumas portas começando a se fechar, por causa do debate construído pela oposição, que elegeram inclusive o Governador do Pará. A influência vai ajudar a abrir as portas ou vai ajudar a fechar as portas. É preciso que se reflita sobre isto. Nós não vivemos numa era onde as portas das políticas públicas podem ser fechadas, pelo contrário, tem que ser mantidas abertas e abrir novas portas, este é o desafio. Precisamos fazer isto com muita responsabilidade.”

“Não posso me furtar de dizer isto, porque fui eleito para isto. Exatamente para fazer este município caminhar para frente, para um futuro melhor. E eu não sei fazer outra coisa na minha vida, a não ser fazer política. Mas a minha política é saudável. E na defesa do nosso povo, independente de quem votou ou não em mim. O meu trabalho de todo o dia é na defesa da vida, do crescimento, do desenvolvimento, do bem estar do nosso povo. Por isto trabalho de domingo a domingo, mas é preciso que a gente engrosse as fileiras de quem quer o bem para esta cidade, para este município, e sair da trincheira”.

O MUNICÍPIO PRECISA AVANÇAR

“Nós temos um município, que não pode mais regredir, que precisa avançar. E nestes avanços temos conquistas importantes. Aqui temos coordenadores de escolas, da saúde, da assistência social, da agricultura, do esporte, da cultura, do planejamento, e de tantas outras áreas do governo que planejam todas as ações, que hoje estao em andamento no município. Imagino a dor de cabeça de fazer tudo isto, de fazer caminhar, fazer andar… E aí este debate ruim desanima vocês também. Atinge de forma indireta o trabalho de vocês. desanima, dá um baixo astral, dá vontade de largar tudo. “Eu me mato aqui de trabalhar e do outro lado ali, tem alguém que não valoriza em nada o ganho que o povo está tendo”.

“Dá pra lembrar da saúde de Brasil Novo, há pouco tempo atrás? Que hoje é o tema que a oposição mais usa. E sabe o que ofende a nossa oposição? É exatamente porque o hospital está aberto. Em vez de baterem palmas, se sentem ofendidos, porque não deram conta de fazer isto. É uma ofensa! É uma agressão para eles atenderem um cidadão pobre. Isto não vem de Deus. Isto não é política. Isto é um exemplo para valorizar o que nós temos. Manter este hospital aberto? Só quem trabalha lá e quem coordena sabe o sacrifício que é. Nós recebemos RS 141 mil e gastamos RS 374 mil por mês. Da onde vem o restante? Você sabe que cada política pública é um valor! Soma ve se o valor dá para pagar. Não é porque tem desvio não. O Prefeito mora numa kit net alugada, não tem carro, não tem moto, não tem terra, não tem um palmo de terra, a não ser no cemitério, que é um pedaço comprado pela família. Mas nós gastamos muito mais na política pública do que aquilo que a gente recebe para mante-la”.

“O hospital é uma forma. Os outros programas da Saúde, inclusive os agentes comunitários de saúde tem uma grande contrapartida da Prefeitura, em todos os programas para manter a política pública aberta e funcionando. E o nosso Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é de 1.0. Vocês sabem o que é um FPM de 1.0? São RS 400 mil por mês de repasse do Governo Federal. Já foi 1.4 no passado, caiu, caiu e ficou 1.0. Nós caímos de RS 1.200.000,00 que seria nosso repasse mensal para 400 mil /mês”.

“Não dá para pagar nem a folha das 5 secretarias ligadas as Finanças. Mas é com este pinguinho de dinheiro que temos mantido todas as políticas públicas deste município funcionando. E não tem salário atrasado. É milagre? É gestão! É fazer política pública com o pouco que nós temos. É isto! Isto também revolta os adversários porque eles torciam pelo pior. Não vai dar certo! Vão se quebrar, vão atrasar a folha… Mas nosso Deus é maior, bem maior!”.

Como fazer a gestão pública

“E nós temos conseguido fazer a gestão, mesmo com FPM de 400 mil por mês. Destes, passamos para a Câmara RS 129 mil que é deles, pagamos RS 141 mil da dívida de RS 20 milhões que a ex-prefeita deixou, e pagamos o nosso patronal. Acabou o nosso FPM e ainda temos uma folha todinha para pagar. Como é que faz o milagre? Acabou o FPM, não tem mais!”.

“Para entender como faz gestão pública com FPM de 1.0, se faz gestão pública todos os dias, qualifica o pessoal para gastar com responsabilidade o dinheiro ou arrebenta a política pública e não atendemos a necessidade, não avançamos em nenhuma delas. Por isto é preciso que o Prefeito e os secretários tenham capacidade de diálogo, com quem está acima de nós: deputados, senadores, governadores, presidente da república, ministros, para que se busque a complementação. Daí de novo vem a gestão. Eleger Prefeito não é difícil. Difícil é fazer gestão pública.

Então fazer gestão dentro deste cenário de pouco dinheiro é muito difícil. Por isto tiramos como meta, desde o início de 2017, buscar os apoios necessários para a complementação. E nós temos feito isto. O hospital hoje está aberto porque conseguimos convencer vários deputados a colocarem emenda de custeio para funcionar, senão já teria fechado. Se estamos fazendo estrada, é porque conseguimos convencer deputados comprometidos conosco, a mandar equipamentos e nós estamos com a nossa garagem cheia de máquinas e está chegando mais. Isto é fazer gestão pública. Se for olhar a área da saúde o hospital está cheio de equipamentos novos. Com médico podendo dar diagnóstico preciso. Feito através de todo este trabalho de gestão”.

Os avanços obtidos nas políticas públicas

“Então estamos avançando neste Município. Então vamos para a agricultura e vamos ver um monte de equipamentos novos, para incentivar o homem e a mulher do campo. Se olhar para a Secretaria do Meio Ambiente – SEMMA – todo o pessoal esta fazendo o licenciamento das atividades produtivas que estavam paradas há anos. Aquelas fabriquetas de queijo que eram tudo ilegais. Hoje são todas legais e podem vender o seu queijo em qualquer lugar do Pará. Nós temos trabalhado bastante para garantir a produtividade, o aumento da produção e a geração de rede e emprego. Temos que valorizar isto. A Feira do Agricultor estava fechada. Para abrir a Feira, tem que gostar de gente pobre. Manter hospital aberto, tem que gostar de gente pobre, porque senão fecha. Estas coisas são para os mais pobres”.

“Quando vejo o relatório do Centro de Referencia e Assistencia Social – CRAS -que fez em 2018, mais de 12 mil atendimentos. O IBGE diz que nosso Municipio tem 14 mil habitantes. É como se 95% da população fosse atendida no CRAS. E temos vergonha de defender este governo? A gente precisa ser mais encorajado, porque a gente não trabalha para nós. Inclusive trabalhamos pouco para a nossa família. Porque dedicamos o nosso tempo para os 25 mil habitantes que estão aí fora. Inclusive usando o nosso tempo, que muitas vezes devia ser da nossa família. Porque entendemos que a nossa grande família é toda a população deste município, por isto somos servidores”.

“O servidor é aquele que entendeu que tem uma missão na vida, que a missão é fazer que a vida do outro, possa ser melhorada através do seu trabalho. E que muitas vezes não é pelo salário, que é deste tamanhozinho, bem pequeninho”.

Um governo que trabalha em todas as áreas

“Aí olhamos para outros setores. Vejo o relatório do CREAS, dos atendimentos humanizados, que é feito com pessoas que estão distruídas, que é o pior ferimento. Então nos não cuidamos só do corpo, só do bem estar, ou da estrada, ou da escola, ou da ponte, ou da rua asfaltada, ou da água, nós também cuidamos da alma da pessoa”.

“Então construímos um governo que é sensível a causa das pessoas, do ser humano. Na educação não é diferente, quando a equipe da SEMED, que tiram um tempo para conversar com os pais, com as mães, e fazem reuniões para tentar faze-los entender o que dá para fazer e o que não dá para fazer. Imagina a Marinete, decretaria de Educacao, quando começa a chover de madrugada, ela acorda e começa a esperar a ligação para saber onde o transporte escolar não vai subir a ladeira, qual a ponte que caiu e já imagina quantos pais estão lá preocupados com os filhos. E nós vamos dando as respostas. Caiu uma ponte, fizemos uma nova, e não demora 15 dias, caiu num dia, tá pronta no outro”.

“As ladeiras estão ruim? Em dois três dias o nosso maquinário está lá dando condições para se trafegar. E com situações terríveis, Estamos lá no ramal do Zé Maranhense, tem um pessoal lá nas Capembas, estamos indo para a 21 pela terceira vez este ano. Para garantir que o transporte escolar chegue na escola”.

“Então estamos avançando e trabalhando muito, para que a politica pública mesmo com este dinheirinho, alcance as pessoas, o maior número possível. Vamos agradar todo mundo? Não! Porque em Brasil Novo só tem dois grupos políticos. O grupo ligado ao Alexandre e os outros todos contra. É que nem o time do Flamengo. Ou tu é flamenguista ou tu é do grupo dos outros contra o Flamengo. 50% da população gosta do nosso governo e ora, e coloca o joelho no chão para que de certo. 50% é possível até que se ajoelha para dizer: “Senhor que de tudo errado, para que a gente tenha motivo para falar mal. Para colocar no Facebook, para colocar no whatsapp”. A torcida que nós fazemos eh pelo bem comum. É isto que digo nas comunidades quando vamos em audiência pública. Eu pergunto? Qual é a tuda torcida? É para melhorar a tua qualidade de vida, o teu bairro, a tua vicinal, a tua escola, a tua saúde, o hospital, o CREAS o CRAS, todos os programas. Porque na hora do problema é a política pública que voceS procuraM”.

O avanço das políticas urbanas

“Então o Município tem avançado muito em diversas políticas públicas. No urbano, a gente vê o esforço. falei da saúde, do esforço de complementar recursos, equipar, modernizar. Entramos sem nenhuma ambulância, hoje já temos três, e chegou mais uma ambulancia traçada, e mais equipamentos para melhorar a qualidade de vida, os PSF funcionando, temos um probleminha com os postos de saúde, mas estamos resolvendo, as Unidades Básicas de Saúde da Familia estao todas funcionando, na educação todas as escolas funcionando e todos os transportes escolares rodando. Todas as escolas abertas, professores contratados, funcionando, pagamento em dia. Assim como nas outras secretarias, todo sistema ligado a ação social, funcionando, atendendo, dando resposta, a merenda escolar chegando nos colégios. Na merenda a gente recebe RS 46 mil e gastamos RS 160 mil, da onde vem a diferença”.

“Aquilo que falo a politica pública não se paga.  O município precisa complementar, ou complementa o transporte escolar ou deixamos de reformar uma escola, de construir uma escola nova, de colocar uma central de ar. Porque este dinheiro tem que complementar, na saúde não é diferente”

 

Enfrentando os desafios

“No urbano, nós estamos tentando trabalhar de forma diferenciada. Nós temos grandes desafios que encaramos de frente. Na minha campanha em 2016 prometi colocar 5 Km de asfalto em quatro anos. Eu achava que talvez nem cumprisse, porque em 26 anos o município tinha colocado 6,5 Km. Já colocamos 4.800 metros, em dois anos e dois meses.  E vamos começar agora em junho mais 15 Km. Vamos fazer 20 km no nosso mandato. Significa 90% de todas as ruas desta cidade pavimentada. E isto não é sonho, é realidade e a equipe de topografia já está em Brasil Novo. Eu vou semana que vem para Belém levando os últimos dados. Quem quiser recordar de Brasil Novo tire foto agora.  Porque daqui dois anos vai estar muito diferente, e para melhor”.

“Outro desafio da nossa cidade é manter o sistema de abastecimento de água, coerente com a necessidade do povo. E nós temos trabalhado neste sistema urbano. Estamos terminando um convênio com a Funasa que colocou uma nova rede, furou novos postos, esta colocando hidrometro. Furamos 9 poços artesianos nesta cidade, mais 9 poços. Todos irão funcionar este ano. A ideia de garantir agua em abundancia e agua em qualidade para nossa população. Também não se faz nada do dia para noite. São 26 anos do município se arrastando com falta de água no verão e este cenário a gente vai mudar.  Há de melhorar porque a gente fez um grande investimento que vai passar de 6 milhões  no sistema de abastecimento de água em nossa cidade. Então vai melhorar o nosso sistema”.

Novos desafios

“É preciso que se tenha conhecimento das coisas boas que estão acontecendo, os avanços que nós temos. Vamos trabalhar agora com outro grande problema que é o lixo. Tivemos uma reunião de Governo onde falamos com a Marinete, que comece em abril agora nos colégios todo um trabalho que o tema central é o lixo. Primeiro a mudança na concepção. O lixo é de quem? O lixo não é nosso, o lixo é seu! O lixo é do meu comercio, da minha escola, do meu supermercado o lixo não é da prefeitura é da sua casa. que está fedendo no seu quintal. e você faz questão de colocar na rua porque está fedendo. Outra boa notícia para o nosso povo. Conseguimos agora com este financiamento do asfalto. conseguimos mais tres milhões e meio. Só para compra dos equipamentos para colocar o aterro sanitario para funcionar”.

“O lixão agora vai desaparecer. Poderia pegar este dinheiro e fazer outra coisa com ele. Podia pegar este dinheiro e recuperar toda as vicinais. É uma grande obra. O aterro por si só já é uma montanha de dinheiro e o lixão vai ser fechado, vai ser lacrado, vai ser reflorestado, isto para melhorar a vida dos urbanos, dos pardais. Pardal é um passarinho que só se cria na cidade. As nossas cidades da transamazônica, nenhuma é mais rural, porque mais de 70% da população mora na cidade, as vezes a pessoa tem a propriedade, mas mora aqui. A governança sobre a cidade gera desafios diferentes do rural; é água, é arruamento, é pavimentação, é a questão do lixo, o saneamento básico. É uma série de questões que são caras, mas que precisa ser feita e estamos fazendo. Tratando isto de frente: o lixo é um desafio. Então vamos começar com as grandes palestras nas escolas, sobre o lixo e a importância de cuidar do lixo”.

Reconhecimento do trabalho 

“Hoje nós estamos socializando os avanços que estamos tendo, os ataques que estamos sofrendo. é ataque mesmo de perseguição por parte da oposição. Violento, para que o Governo retroceda e ande para trás. Para que a gente baixe a cabeça e aceite a culpa que eles nos imputam, culpa que não temos, porque o nosso trabalho é diferente daquilo que eles tentam pregar e impregnar na cabeça das pessoas, através do programa de radio que é transmitido da sessão da câmara. Então devemos agir de cabeça erguida. Nós estamos fazendo o nosso máximo para que as pessoas vivam melhor nesta terra de Brasil Novo”.

“O que vem lá de fora não pode nos atingir. Nós temos que manter e manter firme e também dialogar no espaço de trabalho onde nós estamos, com os nossos familiares, com as nossas comunidades religiosas,  nós temos que ter esta coragem. Porque você está fazendo bem o seu trabalho é isto que eu vejo. Nós temos um dos melhores grupos de servidores públicos do estado do Pará. Palmas para vocês e não é só o prefeito que reconhece isto não, é o estado do Pará que reconhece. O Governo passado reconheceu isto publicamente e o atual também reconheceu. O serviço das políticas públicas de Brasil Novo está entre as melhores do Pará. Isto não é feito só pelo prefeito, eu tenho minha parcelinha, mas é feito por vocês. Então eu não admito que denigram a imagem de nenhum de vocês, porque quando dizem que a politica pública é A ou B, não atingem o Prefeito, atingem vocês. A intenção não é atingir o prefeito, é atingir o servidor. Toda a oportunidade que tenho de ir para o rádio, televisão ou jornal escrito, eu faço a defesa clara dos nossos servidores, agora é preciso que façamos isto também para valorizar o trabalho que cada um tem feito, neste município, para melhorar. E o nosso município melhorou muito e está no caminho de crescimento e desenvolvimento em todas as áreas da política pública. Com problemas é claro, temos muita coisa para resolver, mas nós avançamos e é isto que precisa ser valorizado”.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade