PREFEITO EMPOSSA OS NOVOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE BRASIL NOVO

0

O Prefeito Alexandre Lunelli participou da Cerimônia de posse dos Novos Conselheiros Municipais de Saúde, composto por representantes dos três seguimentos da sociedade: Gestor (a Prefeitura), Trabalhadores da Saúde e Usuários. O CMS é um importante instrumento de participação e controle social do SUS, com a responsabilidade de fiscalizar e aprovar as contas da Secretaria Municipal de Saúde.

Foram escolhidos para presidir o novo Conselho o representante dos Trabalhadores da Saúde, Wallace Silva Medeiros, e como vice-presidente, representante os usuários, José de Anchieta Medeiros Costa e como primeira secretária, representando o Gestor, Mislene Santos e como segunda secretária representando os Usuários do SUS, Micaele da Silva Neves, da CFR.

O prefeito Alexandre Lunelli observou que o seu governo tem se preocupado e buscado manter a saúde pública em condições de atender a população. “É só ligar a TV para ver a situação da saúde pública nos outros municípios, no entanto aqui em Brasil Novo a realidade é diferente, porque se dependesse dos recursos repassados pelo Governo Federal o hospital e muitos serviços de saúde, como os exames, as consultas com os médicos especialistas, as cirurgias eletivas, as ambulâncias, não estariam funcionando e nada disso teria acontecido se não tivéssemos saído atrás destes recursos”, explicou o prefeito.

Ele acrescentou que o seu mandato, assim como os demais mandatos, são uma ferramenta para buscar melhorias para a saúde e que por este motivo não aceita o debate irresponsável que é feito toda a sexta-feira. “Domingo vou viajar e não volto se não trouxer R$ 2 milhões para a saúde, foi assim que fiz em 2017, 2018, 2019, e vou fazer para 2020”, afirmou. “Temos falhas, temos que melhorar o atendimento, ainda tem reclamações, mas isto tem que nos animar para buscar os mecanismos necessários para que a saúde de Brasil Novo continue melhorando. Esta é a nossa Missão”, concluiu e deu posse ao novo conselho.

Após a posse a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Lucinda deu uma aula sobre o Sistema Único de Saúde e a importância do Conselho Municipal de Saúde. A posse contou com a presença da Conselheira Estadual de Saúde (CES), Tania Sena, que tem acompanhados os municípios da região e destacou que tem percebido que os Conselhos estão mais organizados e atuantes e com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Altamira, Silvano Fortunato, que destacou que se não existisse os Conselhos, também não existiria o SUS. “Os usuários do Sistema são os maiores interessados e precisam fiscalizar e controlar o Sistema em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Após a escolha da direção do Conselho também foram escolhidos os membros das Comissões de Fiscalização e Finanças e de Acompanhamento. Para a próxima reunião a Secretária de Saúde, Hilda Dantas, propos que fosse avaliada as contas da sua gestão. “Assim como eu entrei teve uma aprovação de prestação de contas, agora que estou saindo também quero prestar contas”, destacou.

GOVERNO POPULAR

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira, Fotos Cleyton Macário

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade