PREFEITO ALEXANDRE OFERECE TODA AJUDA PARA O IBGE REALIZAR O CENSO DE 2020

Na “Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020” realizada na manhã de quarta-feira (25/09) no auditório da Prefeitura, convocada pelo IBGE Altamira, o Prefeito Alexandre Lunelli, reafirmou o interesse por “justiça com o Município que há 10 anos tem pagado um preço muito caro por erros cometidos no censo anterior”.

Os técnicos do IBGE, Valdir Borges de Oliveira e Roberto Antônio de Lima Souza, explicaram que o objetivo do IBGE é tornar o censo mais transparência e se aproximar da sociedade, para obter o apoio da comunidade nas pesquisas e ao censo. Por este motivo foram convidadas várias instituições. “Nós queremos sair daqui com um Censo que esteja de acordo com a realidade do Município”, esclareceu Oliveira.

O objetivo da reunião foi informar as autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico e  contar com o apoio para acompanhar as etapas de realização do Censo em 2020, para garantir a maior cobertura de todo o território e a qualidade dos dados. “Nós também queremos contar com o apoio de vocês para na divulgação do Censo e no processo de seleção dos recenseadores”, explicou Valdir. “Nós temos interesse que os recenseadores sejam do local porque já conhecem a região”, acrescentou.

Os técnicos do IBGE informaram que a duração do Censo vai de agosto a outubro de 2020 e o período de referência para contagem do Censo é de 31 de julho a 1º de Agosto de 2020. Cada município terá em torno de 16 recenseadores, em que o processo seletivo está programado para março de 2020; 1 Agente Censitário Municipal e 1 Agente Censitário Supervisor (ACS) que serão selecionados em fevereiro de 2020 e um Coordenador Censitário de Subárea (CCS) que será selecionado em setembro de 2019.

O Censo é importante porque ele serve de base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que garante o repasse de verbas federais para os municípios conforme o número de habitantes. No censo passado o Município ficou com um número de habitantes menor do que realmente possui. “Entramos com recurso e comprovamos através do cruzamento dos dados de diversas instituições como Adepará, Ceplac, Emater, Sistema Único de Assistência Social, SUS e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais” e mesmo assim não conseguimos reverter o censo de 2010″, destacou Alexandre.

Os técnicos do IBGE solicitaram apoio do Município, da prefeitura e demais instituições,  para instalar um Posto de Coleta, uma sala de trabalho temporária, que fosse cedida com mobiliário, acesso a internet banda larga e segurança para apoio aos supervisores e recenseadores durante o período do Cento. “Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, para que o cidadão seja contado e tenhamos uma contagem real” explicou o Prefeito oferecendo toda a estrutura necessária para a realização do Censo no Município.

Para a reunião compareceram o Presidente da Câmara de Vereadores, Aurino Martins, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Brasil Novo, Carlos Leone, a representante da Adepará, Celijane Diniz, além dos Secretários Municipais, pessoas da sociedade civil e representantes das rádios Comunitária Popular FM e Regional FM.

No final da reunião os técnicos do IBGE mostraram o mapa Municipal Estatístico esperando a contribuição no sentido de verificar se existisse omissões ou inconsistências na lista de estruturas territoriais do município.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira Fotos Kenet Anderson