PREFEITO ALEXANDRE LUNELLI FAZ A ABERTURA DO MÊS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

A Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, Novembro Azul, foi aberta na manhã de sexta-feira (08/11) pelo Prefeito Alexandre Lunelli e a Secretária de Saúde, Waleska Oliveira, na Unidade de Saúde da Família Brasil Novo.

Na solenidade o prefeito ressaltou que investir na saúde preventiva é mais fácil e mais barata do que curar. “Nosso governo tem tratado da prevenção e, é melhor ir ao Posto de Saúde do que ir para o Hospital, quando o tratamento é mais doloroso e oneroso. Mesmo que nós não temos condições de tratar um câncer quando está num estágio avançado, daí se torna oneroso para a pessoa fazer o tratamento em outra cidade”, explicou.
O prefeito também ressaltou que apesar da Saúde do Município ser constantemente atacada pela oposição, o Município tem um excelente Hospital, com profissionais de várias especialidades e equipamentos novos, “Aqueles que acabaram com a Saúde Pública e fecharam o hospital, levantam o tom de voz para falar mal da saúde, porque não perguntam as famílias curadas e tratadas no hospital, como está a saúde no município?”, questionou.
A Secretária de Saúde, Waleska Oliveira, acrescentou que além da saúde física também é importante cuidar da saúde mental. O médico Rodrigo Gundim relatou . Ele explicou que o câncer é uma doença silcenciosa e quando diagnosticado através destes exames preventivos, logo no início, é 100% tratado. O médico falou quais são os fatores de riscos da doença, quais os sintomas, quais as formas de diagnóstico, de tratamento e quais os grupos mais propensos a desenvolverem a doença.
As programações do Mês de Conscientização ao Câncer de Próstata, vai ocorrer em todas as Unidades de Saúde da Família com
– Agendamento de Exames de PSA
– Palestras
– Testes Rápidos: HIV, Sífilis, Hepatites B e C