PREFEITO ALEXANDRE LUNELLI ESCLARECE COMUNIDADE DO NOVO HORIZONTE SOBRE A INSTALAÇÃO DA REDE DE ÁGUA

A instalação da rede de água no bairro Novo Horizonte começou na segunda-feira (09/09), com a abertura das valas para colocação dos canos. A obra é mais um compromisso do Prefeito Alexandre Lunelli com aquela comunidade.

O Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) convidou o Prefeito Alexandre Lunelli para conversar sobre a instalação da Rede de Água no bairro Novo Horizonte, na noite de terça-feira (10/09). A reunião ocorreu na casa de uma moradora e reuniu cerca de 50 pessoas.

O prefeito esclareceu que Altamira e Brasil Novo são os únicos da região que possuem água canalizada em todo o município, inclusive nas agrovilas. E explicou como funciona o processo de instalação da rede nas casas. “A Prefeitura está fazendo a rede principal em todas ruas do bairro e cada morador terá que fazer a ligação para a sua casa, mas não precisa o morador cavar, ele só precisa ir até o setor tributário da Prefeitura, se cadastrar, pagar uma taxa de 30 Reais e comprar os canos, que após o pagamento a Prefeitura fará a ligação para as casas”, esclareceu.

O Prefeito também informou que após a ligação cada casa irá pagar uma taxa de 30 Reais por mês, e em caso de dois meses sem pagamento, a água será cortada. Pediu que os moradores contribuíssem com o novo sistema de abastecimento, economizando no consumo. “Estamos vivendo um momento difícil do país em que todos os direitos estão sendo cortados, mas aqui em Brasil Novo estamos fazendo milagre para melhorar a vida dos moradores” e afirmou que a água é um direito de todos, mas a tarifa não cobre as despesas. “O abastecimento de água na cidade é deficitário, o gasto mensal é de R$ 150 mil e arrecadamos R$ 51 mil, temos que retirar R$ 102 mil todos os meses de algum outro lugar, porque mais da metade dos consumidores não pagam a água”, esclareceu.

Além da água o Prefeito conversou sobre a questão da coleta do lixo e a necessidade dos moradores separarem o lixo, por que em breve haverá a coleta seletiva, o lixão será interditado e o aterro sanitário irá funcionar, inclusive com um galpão de reciclagem, que irá gerar renda para os catadores que serão organizados em uma cooperativa.

O último ponto tratado na reunião foi sobre a regularização fundiária, outro compromisso do Prefeito, que está sendo encaminhado junto ao Governo do Estado. “O processo está na Procuradoria Geral do Estado, que já deu o seu parecer favorável a agora só falta o Governador encaminhar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa autorizara a doação da área do Estado para o Município e assim que o projeto estiver na ALEPA, ele irá a votação. Assim que for aprovado a Prefeitura irá fazer a titulação para os moradores”, afirmou. Após o esclarecimento de muitas dúvidas comunidade agradeceu a presença do Prefeito e a reunião encerrou por volta das 21h.

GOVERNO POPULAR
Juntos Somos Mais Fortes
ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira (texto e fotos)