A etapa local da Conferência Nacional de Saúde teve início em Brasil Novo, nesta quinta-feira (28/03), com a realização da Pré-Conferência que escolheu os delegados que irão participar da Conferência Municipal de Saúde e aprovou o Regimento Interno. Com o tema “Democracia e Saúde” a Conferência Nacional ocorre nos dias 7 e 8 de Agosto e irá debater o “sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e principalmente o fim da Proposta de Emenda Constitucional nº 95, que instituiu o congelamento dos gastos da saúde por 20 anos”. informou o assessor técnico, Silvano Fortunato
Na abertura da Pré-conferência o Prefeito Alexandre Lunelli, fez uma palestra inaugural onde pontuou as dificuldades de fazer Saúde Pública no Brasil e em especial na Amazônia. Onde o Governo Federal cria os Programas, mas não manda os recursos para os Municípios executarem. “Nós temos sete Unidades de Saúde da Família, e recebemos 12 mil do Governo Federal, mas gastamos 28 mil. Mesma coisa é com o hospital Municipal que não é sustentável, gastamos mais do que arrecadamos. Assim é no programa dos Agentes Comunitários de Saúde! De onde vem esta diferença? Este debate tem que ser feito com a sociedade”, alertou.
Por isto, o prefeito falou da importância da Conferência Municipal de Saúde abordar o tema da “Democracia e Saúde”. “Porque quando olho esta conferência vejo que a responsabilidade não é só da gestão pública, mas da sociedade”. Para ele o debate das políticas públicas de saúde é colocado sempre do ponto de vista dos direitos, mas a sociedade tem que debater também os deveres, dos cidadãos e das comunidades! por que esta é uma mão de via dupla. A partir das conferências são formuladas políticas públicas que podem auxiliar os gestores, assim como foi com a criação do Sistema Único de Saúde, que é o melhor e maior Programa de Saúde do Mundo.
Apesar das dificuldades, o Prefeito destacou que aqui em Brasil Novo o hospital esta equipado e o cidadão tem um atendimento decente. “Porque temos buscado a complementação dos recursos da saúde através das emendas parlamentares, passando o chapéu, pedindo para que nos ajudem a manter a saúde de Brasil Novo de portas abertas. E muitas portas tem se aberto e este ano já se abriram… Mas temos sentido falta dos outros mandatos eleitos, porque o povo elegeu o prefeito, o vice e nove vereadores”, destacou. “Quando alguém quiser falar de saúde pública aqui do Município tem que ligar a TV no jornal das 19h30, e comparar como está a saúde pública do Estado do Pará e no Brasil! Será que as pessoas daqui valorizam estes fatos ou só sabem criticar?”, questionou.
O Prefeito anunciou que no dia 8 de Abril estará ocorrendo uma grande marcha de todos os Prefeitos do Brasil até Brasilia, para ver se conseguem conversar com alguém do Governo Federal. “Porque temos que cobrar o andamento dos Convênios que já foram assinados e estão com as verbas liberadas, mas até agora nenhum Prefeito conseguiu marcar uma agenda com nenhum Ministro, porque não sabemos a quem nos dirigir ou a quem mandar um ofício! Por isto espero que esta Conferência possa nos ajudar e fazer avançar as políticas públicas”, concluiu.
Após a abertura, onde também estava presente a Secretária Municipal de Saúde, Rute Martins e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João da Silva Araújo, e as vereadoras Jiovana Lunelli e Hilda Araújo, os participantes da Pré-Conferência aprovaram o Regimento Interno da Conferência Municipal que ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, em Brasil Novo e conforme explicou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, o agricultor João da Silva Araújo, “nesta pré-conferência são escolhidos 18 representantes da sociedade civil, 9 representantes do gestor municipal (Secretaria da Saúde) e 9 representantes dos Trabalhadores da Saúde”. Na Conferência Municipal além de debater e construir propostas para as Políticas Públicas de Saúde do Município, serão escolhidos 4 delegados de Brasil Novo que irão participar da Conferência Estadual de Saúde, nos dias 13 e 14 de junho.