MARÇO LILÁS REALIZA MAIS DE 200 EXAMES PREVENTIVOS DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

0

A Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Brasil Novo, no mês de março, realizou 203 exames de PCCU e palestras educativas, em todas as Unidades de Saúde da Família.

No sábado (30/03) foi a data de encerramento da Campanha e a Unidade de Saúde do Bairro Cidade Nova estava lotado de mulheres. A Secretaria de Saúde reforçou o número de enfermeiras e técnicos para receber a demanda.

Antes de começar,  os atendimentos, o médico Carlos Alberto Barreneche Osório, relatou que o exame foi descoberto há 120 anos. “Esta era uma doença terrível que dizimava populações. Nesta época, somente quem tinha muito dinheiro podia fazer o exame por que custava o equivalente a 4 mil Reais hoje. No entanto, agora não precisa pagar, é de graça, mas temos que bater de porta em porta para alertar as mulheres que é preciso fazer o exame”, observou.

Outra dificuldade apontada pelo médico, eram as questões de costumes, em que para uma mulher se despir,  para se deixar examinar, tinham que passar dois dias com um psicólogo, para fazer o exame”.

O dr. Carlos explicou que a doença é transmitida através da relação sexual, inclusive entre mulheres e até na masturbação. Somente quem não faz sexo esta imune a doença. “Por isto é importante que façam o exame enquanto não estão sentindo nenhuma dor, ou sangramento ou corrimento. Porque quando isto acontecer, é sinal que a doença já está se manifestando. Pois é uma doença silenciosa e leva entre 15 a 20 anos para se desenvolver”.

O objetivo da Campanha foi chamar a atenção das mulheres para a necessidade de realizar o exame preventivo  regulamente, a cada dois ou tres anos, por que esta doença está em quarto lugar entre as que mais matam no mundo. Para aquelas mulheres que ainda não fizeram o preventivo, as Unidades de Saúde do município continuam realizando os exames.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade