Março Lilas: mês da campanha nacional de prevenção do câncer de colo do Útero

Brasil Novo tem sido um município destaque na Prevenção ao Câncer, inclusive recebendo vários prêmios. Para continuar este trabalho, foi lançada na manhã de segunda-feira (11/03), a Campanha Março Lilás, mês da Prevenção do Câncer de Colo do Útero. O evento de abertura ocorreu na Unidade de Saúde da Família Brasil Novo, com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Rute Martins, e dos médicos, Carlos Alberto Barrachelo Ozório e Raquel Samuelson e a representante da Secretaria de Educação, Jaqueline Bulsing.

A Secretária de Saúde, Rute Martins, informou que a Campanha tem uma meta de exames e palestras para alcançar. Ela pediu para que as pessoas divulguem para as suas amigas e vizinhas, e as incentivem a fazer o exame Preventivo. “Uma mulher doente, é uma pessoa triste, por isto se cuidem, para transmitirem alegria onde vocês andarem”.

O dra. Raquel conversou com o público presente e alertou para o fato do câncer do colo do útero levar uns 20 anos para se desenvolver, mas está em quarto lugar entre as doenças que mais matam no mundo e no Brasil. “Mas quando identificada, no início, é possível ser tratada e a pessoa continuar uma vida saudável”, explicou a médica.

O dr. Carlos relatou que a maioria das mulheres fazem a prevenção no momento errado: “só quando percebem um corrimento amarelado, ou sangramento ou dores na hora da relação sexual, enfim quando a doença já está se manifestando”, observou. “O exame tem que ser feito quando  não estão sentindo nada, por que o HPV é uma doença sexualmente transmissível, hoje você não tem, mas amanhã pode ter”, destacou

A Campanha consiste na realização de palestras sobre a doença e a realização de exames preventivos de colo do útero (PCCU).  Durante o mês vão ocorrer  em todas as Unidades de Saúde do Município. Para que as professoras municipais e outras mulheres que não podem fazer o exame durante os dias da semana, a Secretaria Municipal de Saúde reservou a unidade Brasil Novo para estar aberta no sábado (16/03).

Agende-se

11/03 Segunda-feira – Palestra e Coleta de PCCU na USF Brasil Novo