Em Aula Prática: Alunos Fazem Reforma Elétrica na Escola da Vicinal 20

Da teoria para a prática. Foi assim que os alunos do curso de Eletricista Predial, promovido pela Prefeitura em Parceria com o SENAI, a partir de um exercício, que foi a montagem de um sistema elétrico de uma residência, num painel, durante as aulas, realizaram uma aula prática na escola municipal Santa Terezinha, da Vicinal 20 e reformaram o sistema elétrico. “A nossa escola necessitava realmente desta reforma por que  já passamos algumas dificuldades com o sistema elétrico. Este mutirão foi algo que veio para nos ajudar mesmo”, agradeceu Erick Schimidt, coordenador da Escola.

A atividade uniu o útil ao agradável. O Secretário Municipal do Trabalho e Promoção Social  (SEMUTS), Oiliçato Alves explicou que é uma meta do governo popular  o treinamento e a qualificação das pessoas. “Nós estamos numa pratica que traz um benefício à comunidade, porque a prefeitura ia gastar para a reforma elétrica da escola, mas através deste exercício de aula estamos formando profissionais”.

O mutirão ocorreu no sábado (2/2) com orientação do instrutor do SENAI, Leandro Moura da Silva. “O circuito principal estava sobrecarregado, estava dando curto circuito, queda de tensão, queima de aparelhos e substituímos a rede principal, as tomadas, os interruptores e deixamos as salas mais iluminadas”, relatou o instrutor.

Os alunos por sua vez tiveram uma experiência real. “Nós praticávamos num painel, aqui hoje foi a prática de verdade”, relatou Francisco Aldeir. Para Ricardo Dias de Sousa, a experiência foi importante para aprender a fazer o trabalho direito, para não acontecer o erro futuramente. Edina Santos da Silva explicou que esta área é muito perigosa.“Mas, com um treinamento como este, a gente se aperfeiçoa e fica mais experiente”, concluiu.

O curso de Eletricista Predial e o curso de Gestão Administrativa, estão ocorrendo desde 7 dezembro e depois de dois meses terminam no próximo dia 7 de fevereiro com a entrega dos Certificados. Na ocasião também serão entregues os Certificados do Curso de 5S, que ocorreu posteriormente com carga horária de 8 horas. A Cerimônia de entrega será no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura, às 19 horas.