DESAFIO OCUPE A PRAÇA REALIZA PALESTRA SOBRE NUTRIÇÃO SAUDÁVEL

A Palestra Sobre Nutrição Saudável com a nutricionista do NASF de Brasil Novo, Lumen Irley Menezes, que ocorreu na terça-feira (16/04), às 18h, no auditório da Prefeitura, já começou a dar resultados. Hoje no grupo do Whatsapp, o pessoal começou a postar os seus pratos saudáveis.

Lumen comecou explicando’como montar um prato saudável, quando comer, quantas calorias consumir, como comer e o que se deve evitar como doces, salgadinhos, refrigerantes e tudo aquilo que vem embalado. “Devemos descascar mais e desembalar menos”, explicou.

Durante a palestra também foi recomendado adquirir hábitos saudáveis como mastigar bem, comer lentamente, separar o ato de comer das outras atividades, como  ler, olhar o whatsapp, assistir TV. “Estas atividades interferem na recepção das informações do centro de saciedade do cérebro, já perceberam que enquanto estamos vendo um filme, comemos mais?”, exemplificou Lumen.

No final ela deu várias dicas de boa alimentação, como comer ovo e batata doce, que todas as verduras verdes escuras tem muitos nutrientes, evitar alimentos calóricos pobres em nutrientes, como embutidos, temperos prontos, ingerir bastante líquido, principalmente água, evitar consumo de café, refrigerantes e sucos industrializados. E para concluir terminou com uma frase do Grego Hipócrates, considerado o pai da Medicina, que dizia assim: “Que o seu alimento seja o seu remédio e o seu remédio seja o seu alimento”.

A palestra faz parte do Desafio do Projeto Ocupe a praça que pretende em 15 dias estimular os participantes e perderem peso, com a atividade física e uma alimentação mais saudável. Até segunda-feira 94 pessoas tinham se inscrito e feito a avaliação corporal.