Deputado Airton Faleiro Visita Brasil Novo e Registra a Entrega da Ambulância Traçada

O deputado Federal do PT, Airton Faleiro, esteve de passagem domingo (21/07) pelo município de Brasil Novo e aproveitou para agradecer a população pelos votos obtidos para a Câmara Federal.

O deputado é o único representante da região da Transamazônica no Congresso Nacional e foi o mais votado por Brasil Novo com 2.251 votos dos 106 965.

No ano passado ele aprovou uma Emenda Parlamentar  para a aquisição da ambulância traçada para o Município, que já está em uso, e o microsistema de abastecimento de água para a vicinal 17, no valor de R$ 700 mil que ainda está em andamento, aguardando liberação na Casa Civil.

O prefeito Alexande Lunelli agradeceu ao deputado pela obtenção da ambulância e falou da importância dos deputados, com as emendas parlamantares de custeio, que nestes dois últimos anos representaram R$ 3,5 milhões para garantir o funcionamento do hospital Municipal e chamou a atenção para a necessidade do debate em nível federal da necessidade de criar o fator Amazônico, na hora da destinação dos recursos. “Por que o mesmo recurso que é repassado para o transporte escolar de um município no Estado de Santa Catarina, por exemplo, é repassado para os municípios aqui da Amazônia. A diferença é que lá a escola fica há no máximo 5 quilômetros de distância, enquanto aqui nós temos casos de crianças que percorrem mais de 80km para chegar na escola”, explicou o Prefeito, destacando que o município está crescendo muito e os investimentos que está recebendo são históricos. “E isto tudo nos deixa muito animado a prosseguir garantindo as políticas públicas para a população”.

A solicitação da ambulância foi feita pela vereadora Jiovana Lunelli em visita ao deputado para busca de recursos para o Município. “A ambulância é para resolver o problema que muitas vezes tínhamos que transportar os agricultores lá no travessão em camionete, no banco de trás, muitas vezes desconfortável.  Por isto temos que dizer que neste governo a política pública chega. Chega lá fundo da vicinal, chega através da saúde, da educação e dos serviços públicos”, agradeceu o Governo e o deputado.

O deputado Airton Faleiro observou que esta ambulância é resquicio do trabalho como deputado Estadual, e disse que fica feliz quando as coisas acontecem. Mas ressaltou que a emenda parlamentar representa a ausência de política pública do governo. “Por isto que seja emenda” e destacou que em outra ocasião já se comprometeu em conseguir uma emenda para a construção de uma Concha Acústica na praça e outras demandas que o município encomendar.

Airton aproveitou para falar da importante missão que está enfrentando no Congresso Nacional como oposição, principalmente para conseguir avanços e barrar propostas que tem prejudicado os trabalhadores como o aumento da idade mínima e do tempo de contribuição para aposentaria, principalmente categorias como os produtores rurais e professores. além de redução dos valores pagos ao Benefício da Prestação Continuada (BPC), “Nós conseguimos reduzir em três anos a idade mínima para se aposuentar, mas a  Reforma não está concluída, e o pior que hoje as pessoas precisam trabalhar mais e receber menos na hora de se aposentador. E o impacto no mercado e nos empregos vai aparecer nos próximos cinco anos, porque vai deixar de entrar dinheiro na economia. Ao Contrário do que eles estão dizendo que a reforma é para melhorar a economia”, destacou.

Para concluir Airton Faleiro observou que o governo eleito está há seis meses e não apresentou nenhuma proposta para resolver o problema da crise econômica. E destacou a vitória obtida nesta semana através da Associação dos Municípios, dos Movimentos Sociais e do Governo de conseguir retomar os projetos do PDRSX junto ao Governo do Federal. “A nossa região aqui está muito unida e precisamos retomar aquela estratégia que já deu certo, onde os governos municipais, estaduais e os movimentos sociais se uniam para buscar soluções junto ao Governo Federal,” concluiu.