Conselho do Meio Ambiente Escolhe seus novos Integrantes para o Biênio 2019-2020

O Conselho Municipal do Meio Ambiente realizou uma Plenária nesta sexta-feira (22/03), para escolha do seus novos integrantes para o biênio 2019/2020. O conselho é composto por 12 membros titulares, sendo seis representantes do poder público e seis indicados pela sociedade civil. A criação do Conselho, assim como da Secretaria do Meio Ambiente, faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que o Município se comprometeu para sair do embargo. Depois de figurar em terceiro lugar na lista dos municípios que mais desmatam no Brasil. “Desde então a SEMMA tem realizado um excelente trabalho de licenciamento, de fiscalização, de preservação, de educação ambiental”, explicou o Prefeito Alexandre Lunelli que fez uma palestra sobre os desafios de fazer gestão ambiental no Município e a importância de pensar a questão ambiental para os próximos 100 anos. “O município já mudou muito, desde a época da Operação Arco de Fogo, mas precisamos fazer mais”.

Na ocasião o Prefeito anunciou que foram conseguidos junto ao Governo do Estado, os recursos para comprar os equipamentos e colocar em funcionamento o aterro sanitário. “Brasil Novo vai estar entre os cinco municípios do estado do Pará que possuem aterro sanitário”, destacou. Masa alertou que o aterro é só para o lixo orgânico, isto quer dizer que as pessoas, as empresas e as indústrias terão que fazer a separação dos resíduos.

Os desafios da Prefeitura são grandes, desde fazer as pessoas, empresas e indústrias separarem o lixo, até os cuidados com o consumo de água, com o reflorestamento, com os venenos usados na lavoura e principalmente com a mentalidade das pessoas que consideram o meio ambiente como uma fonte inesgotável. “Precisamos mudar esta mentalidade e garantir a preservação do meio ambiente para os próximo 100 anos”, concluiu o Prefeito.

Após a palestra foi apresentado um vídeo sobre as ações realizadas pela SEMMA e o Secretário do Meio Ambiente leu a proposta de regimento interno, que foi aprovada e foram feitas as discussões para a composição do novo Conselho. No próximo dia 3 de abril, já tem a primeira reunião do Conselho, que devido ao Termo de Ajuste de Conduta para levantar o embargo, tem que se reunir uma vez por mês.