CONFERÊNCIA DE SAÚDE ELEGE NOVO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

0

Brasil Novo realizou a sua 13ª Conferência Municipal de Saúde para construir propostas para a política nacional de saúde, que estará em debate nos dias 13 e 14 de junho, na Conferência Estadual e em agosto na Conferência Nacional, que será em Brasilia.

Nos dois dias participaram 150 pessoas divididos entre os três setores de delegados, 28 representando os usuários, 15 os gestores e 15 dos trabalhadores de saúde. e 92 convidados e ouvintes.

Com o tema “Democracia e Saúde”a abertura da Conferência ocorreu na quinta-feira (11/04) com a palestra do Prefeito Municipal sobre “Desafios das Políticas Públicas de Saúde na Amazônia”, onde discorreu sobre as dificuldades que os municípios da região enfrentam para custear os investimentos em saúde. “Tem dinheiro? Não! Mas aqui em Brasil Novo nós vamos buscar estas verbas através de Emendas Parlamentares para o custeio (pagamento de pessoal), com estes recursos, o município tem avançado muito na saúde”, destacou o Prefeito.

Ele relatou que além de garantir o Hospital Municipal funcionando e com equipamentos novos, o Município tem várias especialidades em saúde para o atendimento do corpo e da alma da população, desde psicólogo, psiquiatras, assistente social,  pedagogos, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, farmacêutico, enfermeiros, e 10 médicos especialistas em ginecologista, cirurgia geral, ortopedista e dentistas. E criticou aqueles que não valorizam o que Brasil Novo tem de bom. “Ficam fazendo oposição irresponsável”, observou Alexandre. Após a palestra de abertura ocorreu um coquetel. Junto com o prefeito na mesa de abertura, também estavam a secretária Municipal de Saúde, Rute Martins, o Vereador Eitor Zanelato, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João da Silva Araújo, a Conselheira Estadual de Saúde, Tania  Sena e a representante da 10ªCRS da SESPA, Milena Farias.

Na sexta-feira (12/04) pela manhã, a Conferência prosseguiu com duas palestras de Conselheira Estadual de Saúde, Tânia Sena Conceição uma sobre “Saúde como Direito” e outra sobre a “Consolidação do SUS”. “O SUS é o sistema de saúde mais democrático do mundo e como tal tem uma responsabilidade muito grande. Nestes 30 anos desde sua criação, precisa de ajustes e é um espaço em construção, por isto a conferência é o Brasil discutindo a sua Saúde”, explicou.

A terceira palestra foi sobre a questão do “Financiamento do SUS” com o representante do Conselho de Secretárias de Saúde do Pará (COSEMS/PA ) na macrorregião de saúde Xingu, Bruno Ricardo Pereira Rocha.

No final da Conferência, após os debates e os trabalhos em grupo, foram apresentadas as propostas foram eleitos quatro delegados e quatro suplentse para a Conferência Estadual: representando os trabalhadores foi eleita Cleonice Eliete da Silva, representando o gestor de saúde Marines Morais e representando os usuários Maria Vania Silva e Francisco Cordeiro Divino.

Após a escolha dos delegados foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Saúde, divididos por segmentos, cada setor elegeu os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2019-2021. Ao todo o Conselho Possui 12 integrantes, sendo 6 dos usuários do SUS, 3 dos trabalhadores e 3 do gestor.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade