Nesta Segunda e Terça-feira (07 e 08-10) em Brasil Novo, os dias letivos foram aplicados de forma diferente. Todos os profissionais da educação infantil, anos iniciais e finais, dedicaram seu tempo ao estudo acerca da elaboração do currículo do município, adequando à realidade local de acordo com a base curricular do Estado.
A abertura aconteceu pela manhã na Sede da Associação dos Idosos. O evento contou com a presença do prefeito em exercício Junior Lorenzoni, presidente em exercício da Câmara Municipal Eitor Zanelato, secretária de educação Marinete Mardegan, presidente interino da comissão de educação do município Valter Soares, representante da comissão pro-Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Pará Ivone Cabral e a articuladora pro-BNCC municipal Gorete Souza. A animação musical foi na voz de Rosana e Igor no violão.
Além de agradecer, a secretária reforçou a importância da participação de todos na reconstrução do projeto curricular municipal e desejou ótimo evento, já o prefeito em exercício além de reforçar a importância do evento, destacou sua gratidão, o reconhecimento do governo e informou a ausência do prefeito Alexandre Lunelli na busca por recursos na capital do Estado. Antes de se desfazer a mesa, um momento foi dedicado à reflexão, na voz da professora Valdilene Araújo com uma canção gospel.
As atividades teóricas, práticas e muitas dinâmicas foram realizadas na Escola Brasil Novo, com encerramento nessa tarde (08-10). As turmas foram divididas por modalidades: educação infantil, séries iniciais e finais.
Os trabalhos foram orientados pela equipe pro-BNCC do estado: Ivone Cabral, Fernando Santos e Rosineide de Sousa Juca. “A reconstrução do nosso currículo vem para enriquecer o nosso conhecimento e proporcionar aprendizagem e desenvolvimento”, em dialogando, afirmaram as professoras Rosangela Pereira e Juciley Lopes. Para Gorete Souza, “o momento é especial, é nesse momento que devemos focar os nossos esforços para garantir a melhor reconstrução possível do nosso currículo”, concluiu. Por fim, os resultados obtidos, serão sistematizado e aprovado para serem aplicados a partir do próximo ano.
GOVERNO POPULAR
“Juntos somos mais fortes”
Por Arildo Mardegan – Fotos: Marcelo Araújo