COMUNIDADE DE BRASIL NOVO PARTICIPA DO DIA DE COOPERAR E REVITALIZA ESCOLA TEREZINHA BACK

Com atitudes simples que movem o mundo a comunidade de Brasil Novo participou no sábado (29/06) do Dia de Cooperar.

A ação desenvolvida no município beneficiou a Escola Municipal Terezinha Back, a comunidade e a Prefeitura Municipal. “Nós só temos a agradecer a participação da comunidade contribuindo na política pública da Educação”, elogiou Marinete Mardegan, Secretária Municipal de Educação do Município.

A ação de revitalizar a escola foi realizada por um grupo de voluntários incentivados pelo gerente do SICREDI, Luciano Gomes da Silva: pais de alunos, empresários, professores, agricultores, servidores públicos, donas de casa, profissionais liberais, etc que se uniram para realizar uma Ação Social  em parceria com o Governo Municipal.

Durante todo dia a escola virou um verdadeiro canteiro de obras, com pessoas ajudando em todas as áreas.

Enquanto uma equipe lixava, outra equipe pintava, outra refazia o reboco e assim foi o dia inteiro.

A Secretária de Educação Marinete Mardegan, a diretora, os professores e as merendeiras também colocaram a mão na massa, literalmente, cuidando da alimentação dos volutários e ajudando no que fosse necessário.

Os alunos da Casa Familiar Rural de Brasil Novo também participaram da ação e ajudaram refazendo os canteiros da horta da escola.

Esta iniciativa, faz parte de um movimento muito maior, organizado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP),  que é o Dia C.

Um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas e faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro.

A ideia surgiu em Minas Gerais, há 10 anos, e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), objetivando a erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030.

Todos os anos, cerca de 1,5 mil cooperativas beneficiam mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários.

Segundo os organizadores, nestes 10 anos, o Dia C, teve mais de 7,7 mil iniciativas e mais de 10 milhões de atendimentos. As ações do Dia de Cooperar já alcançaram 1/5 dos municípios brasileiros.