Com o tema “Assistência Social Financiamento Público e Participação Social”, começou na noite de 13/08, a 11ª Conferência Municipal de Brasil Novo, com o objetivo de discutir as políticas de Assistência do Município, Estadual e Federal e eleger 4 delegados para participar da Conferência da Região do Xingu.
Vice Prefeito Junior Lorenzoni
Na abertura o vice-prefeito, Junior Lorenzoni destacou que é um desafio implantar as políticas de assistência social, no município, que tem a discrepância dos dados populacionais do IBGE, mas “Mesmo assim estamos conseguindo realizar um bom trabalho. E este tema da Conferência é para deixar cada um e cada uma ciente do que está por vir com esta nova conjuntura política”, observou.
O Representante da Secretaria Estadual de Assistencial Social, Emprego e Renda (Seaster), antropólogo João Paulo Carneiro Turi, explicou qual o papel da Secretaria nas conferências e discorreu sobre a Criação do Sistema Único de Saúde (SUAS). “No Governo Lula o Ministério da Assistência Social caiu de 14º em prioridade para o 3º lugar nas políticas públicas”, relatou.
No entanto ressaltou que na atual conjuntura o Novo Governo quer acabar com o SUAS. “Para vocês terem uma ideia no Governo Dilma, a Assistência Social teve recursos na ordem de R$ 86 bilhões, através do bolsa família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social) e no Programa Pluri Anual (PPA) do novo Governo, estavam previsto 990 milhões e com muita luta conseguimos aumentar para R$ 9 bilhões”, Por isto, João Paulo disse que esta conferência vai servir para avaliarmos o que foi feito e pensar no que pode ser feito.
Representando o poder legislativo, o vice-presidente da Câmara Eitor Zanelatto, falou que é necessário estar vigilante com quem precisa de Assistência Social e se planejar para garantir estes direitos.
O Secretário de Trabalho e Promoção Social, Oiliçato Alves, explicou por que existe a Conferência, o SUAS e os diversos programas e disse que a Conferência é o momento da sociedade conferir e ver qual o verdadeiro recurso que se tem para a Assistência Social, no Município.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria José de Oliveira, fez a fala inicial bservando que apesar da importância e do número de pessoas beneficiadas com as políticas públicas de Assistência Social, na hora das Conferências são poucos as que participam.
Após a abertura os presentes ouviram a cantora Rozayne Santos, e ocorreu a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência que continua na quarta-feira (14/08) a partir das 8h da manhã, no auditório da Prefeitura.
O primeiro dia de Conferência terminou com um coquetel de abertura.
GOVERNO POPULAR
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira (textos e fotos)