CATADORES DE BRASIL NOVO VISITAM O ATERRO SANITÁRIO

Os Catadores de Brasil Novo que estão participando da Oficina de Cooperativismo realizada pela Secretaria de Assistência Social, Emprego, Trabalho e Renda (Seaster) com apoio da Prefeitura, através da SEMUTS, visitaram o aterro sanitário no Km 50, onde será instalado o Galpão de Reciclagem.
O Secretário Municipal de Trabalho e Promoção Social, Oiliçato Alves, explicou como é o processo de funcionamento do Aterro e como o trabalho dos catadores, enquanto uma cooperativa irá operar naquele ambiente. Muitos não conheciam o aterrro e alguns até nem acreditavam que existia.
A visita faz parte do processo de capacitação que os catadores estão adquirindo através de oficinas. Na semana de 12 a 15 de novembro eles estão aprendendo a formar uma cooperativa, que ficará responsável em administrar o Galpão quando estiver em funcionamento.
O processo de licitação para a construção já está em andamento pelo Governo do Estado, assim como, a compra dos equipamentos e maquináiros necessários para o funcionamento do aterro. Enquanto isto eles vão se preparando para quando estiver tudo pronto, operarem no processo de separação dos resíduos. Saindo do Lixão e da rua para um ambiente mais estruturado que é o Galpão.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira (Texto e Fotos)