Câmara de Vereadores vota projeto para criar DEMUTRAN em Brasil Novo

A criação de um Departamento Municipal de Transito (DEMUTRAN) foi solicitada pela primeira vez através de indicação do Vereador Professor Walter Sores Gomes (PR) durante a sessão do dia 17 de março de 2017, que atentou para a importância da criação do Departamento com o objetivo de reduzir o números de acidentes e as irregularidades no trânsito da cidade.

No ano de 2018, o Ministério Público do Pará, através da Promotora de Justiça, Vanessa Herculano, encampou a proposta após duas Audiências Públicas realizadas no município, uma no auditório da Prefeitura, no dia 4 de junho, e outra, no dia 11 de junho, no auditório da Escola Terezinha Back.

Depois dos debates ficou definido que os condutores de veículos deverão estar com as documentações em dias, incluindo habilitação e documentos dos veículos. O uso de calçados adequados, capacetes e cinto de segurança serão fiscalizados com mais rigidez a partir de seis meses. As fiscalizações também deveriam acontecer em estacionamentos onde houvesse veículos sem placas. As descargas kadron também não serão permitidas.

De acordo com as autoridades do MPPA, a medida visa diminuir os acidentes e por este motivo  pediu que os condutores e a população entenda que a ação busca melhorias na segurança e que os agentes de transito, não sejam vistos como inimigos.

Após estas audiências públicas, com as Atas anexadas,  a Promotora Vanessa Herculano instaurou, no dia 12 de julho de 2018, um Inquérito Civil Público (nº013/2018-MP/PJ/BN)  com o objetivo de acompanhar a implementação da Municipalização do Trânsito.

Neste inquérito, O MPPA com base no Código de Transito Brasileiro (CTB) cobra da Prefeitura a gestão do trânsito da cidade de forma completa, assumindo integralmente a responsabilidade pela engenharia, fiscalização, educação de trânsito, levantamento, análise e controle de dados estatísticos e pela criação de JARIS (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações).

Entre os argumentos da promotora estão as “estatísticas que colocam Brasil Novo, como o quarto município da região que mais interna pacientes vítimas de trauma, no Hospital Regional, que está sempre superlotado. As pessoas estão morrendo porque não têm leito”, justificou.

A partir destas ações, o executivo Municipal foi responsabilizado para que criasse o Demutran e em 28 de setembro, encaminhou para a Câmara de Vereadores o Projeto de lei 018/2018, que institui o Departamento, cria a JARI, o Fundo Municipal de Transito (FMT) e o Conselho Municipal de Transito (COMUT).

Este assunto estará na pauta da 10º Sessão da Câmara , nesta sexta-feira (22/03), para que os vereadores votem a proposta, conforme solicitação do Ministério Público do Pará e a indicação do Vereador Professor Walter.