O Dia Primeiro de Maio – Dia do Trabalhador – em Brasil Novo foi comemorado com várias atividades esportivas, culturais e de atendimentos ao público nas áreas da saúde e cidadania. No início da manhã as disputas esportivas de corrida, ciclismo e motociclismo mobilizaram o público da praça, mas assim que as competições encerraram, o público aproveitou para verificar como estava a sua saúde, com os diversos serviços oferecidos até às 12h.
Os profissionais da Secretaria de Saúde do Município (SMS) junto com os estudantes da Faculdade Serra Dourada realizaram vários atendimentos . Computando os atendimentos feitos pelos agentes municipais de saúde, (425 atendimentos) e dos Alunos da Faculdade Serra Dourada (293 atendimentos) foram 693 atendimentos, numa manhã. “O número de pessoas atendidas superou as expectativas”, observou a coordenadora de Ações de Saúde, enfermeira Rosa Baldo.
O prefeito Alexandre Lunelli participou de todas as atividades da manhã a noite. Se exercitou na corrida masculina, percorrendo o percurso acompanhado da sua filha. Depois verificou sua pressão arterial, mediu o IMC, se vacinou, verificou o índice glicêmico e saiu animado. “Passei por todos os serviços e meus índices estão todos bom”, comemorou.
Nas tendas da Secretaria Municipal de Saúde ocorreram 425 atendimentos
Foram feitos 55 testes de HIV, 50 de Sífilis, 30 de Malária, 55 de Hepatite B e 50 de Hepatite C, 41 Vacinas; 13 verificação de Pressão
23 Orientações sobre posturas com afisioterapeuta, 20 Orientações Psicológicas, 37 Exames de Saúde bucal e uma atualização do Bolsa Família.
A Faculdade participou com cerca de 80 pessoas entre diretores, professores e alunos. O diretor Geral da Faculdade Serra Dourada, Renato Cesar Campos (na foto com o Prefeito), destacou a importância desta parceria com a Faculdade. “Esta é segunda vez que estamos fazendo este tipo de ação com os alunos e é uma forma deles exercitarem na prática o que aprendem nos cursos da faculdade”, destacou, agradecendo a parceria com o Município.
Os alunos da Faculdade de Nutrição fizeram a triagem e o cadastro da comunidade, a verificação de pressão, a pesagem e calcularam o Índice de Massa Corporal (IMC).
Enquanto os alunos de Biomedicina e Farmácia fizeram os testes de glicemia e tipagem sanguínea. Ao todo foram realizados 197 atendimentos em saúde.
O curso de Medicina Veterinária esteve presente com 10 alunos e 2 professores aplicando vacinas antirrábica, orientando sobre bem estar animal e distribuindo panfletos com informações úteis para cuidar dos animais, atenderam 5 gatos e 56 cães.
Os alunos das Faculdades Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Produção e Arquitetura mostraram para a comunidade como fazer manutenção preventiva de eletrodomésticos, designer de móveis, leitura e compreensão da conta da luz e a localização e limpeza de fossas e cisternas.
evento contou com a presença do Laboclin, de Altamira, realizando exames de tipagem sanguínea e da Clínica Viver através do Clínico Geral, médico Ruthery Nunes, que atendeu e divulgou os serviços da clínica.
No final dos atendimentos, as equipes comemoraram o trabalho prestado para a comunidade no Dia Primeiro de Maio – Dia do Trabalhador.