ALUNOS DA ESCOLA TEREZINHA BACK LEVAM A LENDA DO BOI TATÁ PARA A FLIX

Brasil Novo está presente na II FLIX – Festa Literária Internacional do Xingu 2019. O tema do evento deste ano é “A literatura infanto-juvenil, as narrativas místicas e fantásticas: outras margens”,  com destaques memoráveis da literatura regional, nacional e internacional, e foco no público leitor infanto-juvenil. O Município está participando através dos seus escritores e do apoio da Prefeitura às apresentações culturais.

Na abertura do evento, realizada quarta-feira (12/06), no Centro de Eventos de Alltamira, após as falas das autoridades ocorreram as apresentações artísticas dos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu.

Os alunos do 5º ano da Escola Terezinha Back, com apoio da Secretaria Municipal de Educação SEMED, apresentaram a Lenda do Boitatá, coordenados pela professora Rosane Souza da Cruz, que criou a coreografia e o figurino.

Esta foi a segunda apresentação do grupo criado há um mês para participar da Festa Junina da Escola como apresentação surpresa. “Como o tema da FLIX é sobre as lendas Amazônicas a SEMED pediu para que nós representássemos o município”, explicou a professora.

A prefeitura de Brasil Novo estava representada pela Secretária Municipal de Educação, Marinete Mardegan, a coordenadora de Cultura, Sandra Hubner, a coordenadora de Ensino, Jaqueline Bulsing e o Procurador do Município, Marcos Portugal e da psicóloga, Tainará Mardegan.

A feira ocorre de 12 a 15 de junho de 2019, no centro de eventos e Casa de Memória. O escritor homenageado na festa literária é Walcyr Monteiro, nascido em Belém,que começou a carreira como jornalista profissional e seguiu como escritor. Entre as obras mais famosas estão “Visagens e assombrações e encantamentos na amazônia”, uma das marcas do escritor, ao abordar narrativas regionais.