Agentes Comunitários se atualizam sobre as Ações de Saúde no Município

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quinta-feira (28/02), o encontro mensal com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS),  para informar  as diversas ações e campanhas que serão realizadas no mês de março. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Rute Martins, que se colocou a disposição dos ACS, para que eles possam atender melhor a população.

Dona Rute esclareceu as dúvidas, as questões salariais, de entrega de combustível para o deslocamento e falou da busca para conseguir mais médicos para o município. “A partir de abril, o dr. Carlos assume em tempo integral e estamos em busca de mais dois médicos”, anunciou. Ela também apresentou a nova supervisora, Raquel Rocha, que terá a missão de apoiar as atividades dos ACS e ser o elo entre a categoria e a Secretaria.

A supervisora dos ACS, Raquel Rocha, fez uma breve apresentação de suas atribuições e como seria o seu trabalho de acompanhamento dos agentes  e já começou passando uma lista para compra dos materiais necessários para eles realizarem o trabalho em campo.

A enfermeira Mislene Silva dos Santos distribuiu o calendário de atendimento dos médicos nas unidades e anunciou como será a programação da Secretaria para o  Março Lilás, onde haverão várias palestras e coletas de exames nas Unidades de Saúde, principalmente de Prevenção ao Cancêr de Útero e de Mama.  Mislene também falou sobre a importância das notificações dos casos de diarréia e dos teste rápidos para detectar dengue, Chikungunya e que os exames para Zica precisam ser enviados para serem analisados em laboratórios fora do município.

Este ano a Secretaria dará enfase ao Programa de Saúde do Idoso e a fisioterapeuta, Marinise Fernandes, relatou que serão realizadas atividades de orientação, educação em saúde e qualidade de vida, palestras educativas, práticas e dinâmicas. Dentro destas ações será distribuída a Caderneta do Idoso, publicação organizada pelo Ministério da Saúde para fazer o acompanhamento dos atendimentos. “Os ACS junto com os enfermeiros e técnicos das Unidades devem organizar as estratégias para distribuição da caderneta e também ajudar no preenchimento de algumas informações”, explicou Marinise.