Agentes comunitários de saúde são qualificados para garantir atendimento de saúde de qualidade

0

Ocorreu na última sexta-feira, 2, no auditório da Secretária de Saúde, o treinamento com 62 Agentes Comunitários de Saúde, (ACS), de Brasil Novo. O objetivo é capacitá-los e assim, viabilizar a implantação da Rede Cegonha, no Município. A qualificação teve como tema central “A educação permanente: a importância e responsabilidade dos ACS na construção da atenção primária de saúde”.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS e tem como objetivos ampliar o acesso, acolhimento e melhorias da qualidade do pré-natal, planejamento reprodutivo, cuidados com a saúde dos bebês de 0 aos 24 meses, garantia de um nascimento seguro, crescimento e também desenvolvimento saudável. Além disso, busca efetivar uma Saúde pautada nos princípios da humanização e assistência.

A implantação da Rede Cegonha é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e será conduzida pela coordenadora de Saúde Rosa Baldo e também por Gracinda Magalhães, do Grupo Condutor da Rede Cegonha da Região Transamazônica e Xingu. De acordo com a Secretária de Saúde, Hilda Dantas, o treinamento é continuado e vai permanecer nos meses seguintes.

Segundo Rosa Baldo, as atividades já acontecem na rede municipal, como os testes necessários para o recém-nascido; teste do olho, pezinho, língua, coração e também, as vacinas. Contudo, para a implantação efetiva da Rede é necessária ainda algumas medidas por parte do Estado, como a ampliação de UTIs neonatais e a participação dos Municípios vizinhos.

Após o cumprimento de todos os requisitos exigidos, que inclui a qualificação dos profissionais, o Ministério da Saúde certificará a Rede Cegonha no território e realizará reavaliações anuais da certificação.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade