A palestra magna sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), proferida pelo antropólogo e assessor técnico da Secretaria Estadual de Assistência Social, Emprego e Renda (SEASTER), João Paulo Thury, na manhã de quarta-feira (14/08), na IIª Conferência Municipal de Saúde avaliou a execução das propostas aprovadas nas conferências anteriores. Conforme João Paulo a proposta desta Conferência é inovadora, “porque se propõe a avaliar o que já foi executado nas conferências de 2015 e 2017 e a partir deste diagnóstico planejar como fazer o que não estava foi feito”, destacou.
João Paulo explicou que a partir da análise do Plano Plurianual (PPA) do novo Governo Federal, os recursos previstos cobrem somente o pagamento dos benefícios. “No governo Temer em 2018 teve o contingenciamento e agora em 2019 no Governo Bolsonaro a Assistência Social e a Educação foram os setores que mais sofreram cortes. Estas verbas de serviços e custeio são as que mantém o sistema dos CRAS, CREAS, Serviços de Fortalecimento de Vínculo (SFV)) funcionando ” afirmou. Os dados apresentados pelo representante da SEASTER mostraram que ainda há muitas metas que precisam ser cumpridas, inclusive do Município de Brasil Novo.
O secretário de Trabalho e Promoção Social do Município, Oiliçato Alves Souza, explicou que a Prefeitura tem procurado cumprir o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF que é o principal programa de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. “Ainda temos que implantar o serviço de vigilância socioambiental, mas não temos recursos para isto”.
A aposentada Maria Mardegan, da Associação dos Idosos, na sua intervenção lembrou que o presidente Bolsonaro disse que iria acabar com a pobreza e com a fome. “Ele realmente está cumprindo o que ele falou, só que ele vai acabar com os pobres, literalmente, com estes cortes que esta fazendo”.
Na parte da tarde ocorreram os trabalhos de grupos para debater as propostas e encaminhar para a plenária final da Conferência aprovar.
Os delegados que participarão da Conferência Regional do Xingu foram: representando o Gestor Municipal foram escolhidos: Oiliçato Alves de Souza, pela SEMUTS, Angèlica Venturin, pela Saúde e Tarcila Zanelatto, pela administração.
Representando a Sociedade Civil foram escolhidos Alana Araújo Martins e Antonio Lopes da Silva e representando os usuários: Valdecir Bocaiúva.
No final da Conferência os participantes receberam o certificado. Participaram 75 pessoas nos dois dias de debates.
GOVERNO POPULAR
Juntos Somos Mais Fortes
ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira (texto e fotos) Fotos Cleyton Macario